10 Raças de Cães Portuguesas que devemos conhecer

Ana Cristina Tomé Cães de Raça

Raças_Portuguesas

Como apaixonados por cães que somos, decidimos espreitar as raças de cães portuguesas que conseguimos encontrar. E orgulhamo-nos de cada uma delas.

1. Barbado da Terceira

Barbado da Terceira Portuguese breed

Photo credits: Ragguh

Esta é a raça portuguesa mais recentemente reconhecida. Originária da Ilha da Terceira, nos Açores, este cão de porte médio pode ser um excelente animal de companhia.

Contudo, apesar do seu olhar risonho (a sério, olhem para ele), este cão tem uma personalidade forte. O Barbado pode ser amarelo, preto ou branco.

2. Barrocal Algarvio

Barrocal Algarvio Portiuguese Breeds

Photo credits: R Fernandes

Este habilidoso caçador já esteve à beira da extição. Diz-se que o seu pêlo é tão macio que o próprio é muitas vezes chamado de felpudo ou lanudo. Resiliente como é, pensa-se que o Barrocal Algarvio provém dos tempos Faraónicos quando o Galgo Egípcio se disseminou ao longo da bacia mediterrânica. Mas parece que terá adorado a região Sul de Portugal, especialmente a área do Barrocal.

3. Cão de Água Português

breeds portuguese water dog

Já todos ouviram falar de Bo, o famoso Cão da Casa Branca. O Bo é totalmente preto mas poderia de igual modo ser branco ou castanho. Como o nome sugere, este cão não só adora a água: foi feito para a água. A cauda é comprida e as patas possuem membranas interdigitais que o permitem ser melhor nadador. Muito inteligente e ativo, costuma ser obediente.

4. Cão da Serra de Aires

Cao da serra de aires

Um espécime de tamanho médio, o Cão da Serra de Aires é um cão pastor. Graças a um focinho particularmente felpudo e uma atitude energética, a sua alcunha é Cão Macaco. Se fizer exercício suficiente como um passeio diário bem longo com o seu companheiro humano, irá (provavelmente) permanecer calmo dentro de casa.

5. Cão de Castro Laboreiro

Portuguese dogs Castro Laboreiro

Photo Credits: Frederic Dunayer

p style=”text-align: justify”>Este é o cão de Castro Laboreiro, também chamado de cão pastor, originário das montanhas do norte do país, vila de Castro Laboreiro. Elegante, assemelha-se a um lobo, independente, inteligente e fiel.

6. Cão de Fila de São Miguel

cão de fila são miguel

Photo Credit: Sushias (photo-animaux.com)

Da ilha de São Miguel nos Açores, o Cão de Fila de São Miguel é particularmente obediente e ágil. Irá genuinamente manter a salvo e proteger o que é seu. Como qualquer outro cão trabalhador, gosta de ter uma tarefa.

7. Cão da Serra da Estrela

Serra da Estrela Mountain Dog

Photo credits: Airdiogo

Uma das raças de cães mais antigas da Penísula Ibérica, o Cão Serra da Estrela estabeleceu-se ao longo dessa área. Um guarda e pastor exemplar, adora ladrar e é um cão de um só dono.

8. Perdigueiro Português

Perdigueiro Portugues

Photo Credit: Ponta dos Corvos

O Perdigueiro Português, um exemplo de devoção e de curiosidade extrema. Capaz de concretizar várias tarefas, é regularmente utilizado para a caça da perdiz, pois é capaz de se movimentar muito rapidamente e adaptar-se a vários tipos de ambiente. Muito calmo e meigo, tende a ser um pouco petulante para com os outros cães.

9. Podengo Português

Podengo Portugues Dog

Photo Credit: Akayra (DeviantArt)

Esta raça portuguesa apresenta três tamanhos: pequeno, médio e grande. Tradicionalmente, o pêlo é curto e suave mas pode também ser longo e áspero.

Sendo um cão que gosta de caçar em matilha, é extremamente leal, um bom guarda e um bom cão de companhia.

10. Mastiff da Terceira

Terceira Mastiff Portuguese Breed

Photo credits: Caotropheus

Esta raça da Ilha da Terceira, nos Açores, é um pouco mais controversa: não foi ainda reconhecida como raça oficial. Ao invés, é vista como uma variante regional. Conhecido como “Cauda de Porco”, este cão forte foi desenvolvido como um cão de luta famoso entre os piratas da região. Foi um dia declarado extinto mas os habitantes locais conseguiram trazê-lo de volta.

Esperamos que tenham gostado deste post! Têm algum companheiro de alguma destas raças? Por favor partilhem na área destinada a comentários… Fotografias serão muito bem vindas!

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.