Comportamentos que podem prejudicar o cão

Nídia Teiga Cães, Dicas para cães

reforço positivo

Existem muitos comportamentos e opiniões considerados normais, que nós donos, temos e não sabemos que estamos a prejudicar o nosso cão e a aumentar a sua desobediência. Ao sermos assim poderemos estar a prejudicar o cão deixando-o psicologicamente desequilibrado. Ao mesmo tempo passaremos a ser uns donos frustrados porque teremos uma luta diária com o cão. Por um lado “ralhamos” por outro permitimos. Vamos ver que comportamentos são estes.

1. Não ralhar porque o cão está a ser um cão

Existem vários comportamentos normais num cão, principalmente quando estes são pequenos, tais como ladrar, roer, cavar, entre outros. O nosso papel não deve ser ralhar ou punir o cão. Devemos tentar canalizar as atenções destes para coisas apropriadas. Por exemplo se este estiver a roer o nosso chinelo, devemos retirar e trocar por um brinquedo dele.

cão dominante

2. Entender que o cão não se porta mal porque quer

Os cães não têm um raciocínio como o nosso e por isso estes não conseguem ver o passado ou prever o futuro. O cão não sabe quais serão as consequências dos seus atos. Eles fazem tudo o que acham normal e natural mesmo que para nós esteja completamente errado.

ralhar

3. Não pensar que o nosso cão é dominante

A dominância não é uma coisa que nasça com o cão, não faz parte da sua personalidade. Os cães tornam-se dominantes em situações específicas. Muitas vezes os donos confundem insegurança com dominância. Os seus cães rosnam avançam contra os outros cães para não dar espaço a avanços destes porque têm medo e sentem-se inseguros em relação aos outros. Tente combater isto através da convivência com outros cães e verá que o seu cão perderá esse comportamento de “dominância”.

ralhar

4. Deixamos ou não deixamos…

A educação do cão deve ser consistente com limites claros e simples para prevenir comportamentos indesejáveis, como xixi e cocó no sítio errado, destruição de móveis, entre outros. Se proibimos algo, temos de proibi-lo sempre para que o cão não fique confuso.

cama

5. Saber que o cão obedece para agradar

Os cães não fazem nada por obrigação, estes fazem porque esperam receber uma recompensa. Esta recompensa pode ser um biscoito, um elogio ou uma festa. Devemos sempre elogiar todos os comportamentos corretos do cão. Ao treinarmos o nosso cão com reforços positivos fazemos com que o cão aprenda com maior facilidade e de forma mais rápida

recompensa

Agora já sabem alguns comportamentos que devem evitar.
E vocês, têm mais dicas para partilhar? Contem-nos as vossas experiências….

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.