5 regras básicas para se apresentar a um cão

Nídia Teiga Dicas para cães, Segurança

5-regras-básicas-para-apresentar-cão

Existem pessoas que quando vêm um cão na rua não resistem e querem conhecê-lo de imediato. Mas é preciso ter atenção. Os cães são diferentes entre si, quer física, quer psicologicamente e desta forma o seu temperamento é diferente. Para criarmos algum laço com um cão desconhecido é necessário ter em consideração algumas regras básicas para evitar erros e problemas posteriores.

As regras de convivência podem ajudar nos primeiros contactos não só para evitar perigos mas também para poder construir um relacionamento duradouro, sem medos e sem desconfianças. Os seres humanos quando pretendem demonstrar afetividade costumam fazê-lo através dos olhares e do contacto físico, como por exemplo beijos ou abraços. Estes gestos por vezes não são entendidos pelos cães da mesma forma e podem ser interpretados como agressivos, como por exemplo uma festa na cabeça de um cão.

Para criarmos algum laço com um cão desconhecido é necessário ter em consideração algumas regras básicas para evitar erros e problemas posteriores.

rua cão

cão na rua

5 regras básicas

1. Não encare o cão: Esta é uma das regras mais importantes. Este gesto pode ser encarado como um desafio e deve ser evitado nas primeiras aproximações. Uma forma de diminuir a tensão é olhar para longe e não prestar atenção ao cão. Quando a tensão diminuir deixe o cão cheirar as costas da sua mão.

2. Não dê festas na cabeça: Apesar de ser uma das coisas mais apetecíveis de fazer, deve ser evitada pois este é um gesto considerado demasiado agressivo para os cães. Uma festa atrás das orelhas ou no peito será mais eficaz.

3. Não abrace o cão: Um abraço a um cão nas primeiras impressões, pode significar para este que nos estamos a impor, que achamos que somos superior a ele. Esta ação terá uma conotação bastante ameaçadora.

4. Aproxime-se lateralmente: Caminhar em direção ao cão pode parecer ameaçador ou poderá deixá-lo desconfortável e apreensivo. Existem cães que estão habituados a este tipo de abordagem mas em caso de dúvida ou de primeiro contacto evite caminhar de frente.

5. Mantenha a mesma altura: No conforto entre dois cães o maior parecerá sempre mais ameaçador para o mais pequeno. O mesmo acontece na abordagem cão/humano. Uma dica para conhecer o cão pela primeira vez sem mostrar agressividade é agachar-se lentamente e permanecer na mesma altura que o cão. Este gesto demonstra que não os estamos a tentar dominar.

Já sabe como deve agir com os cães desconhecidos?

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.