8 coisas que ninguém diz sobre os cães

Nídia Teiga Cães, Comportamento

Se já tiveram cães antes, então este artigo apenas vai confirmar algumas das coisas que já sabem. Para quem nunca teve então esta é uma boa oportunidade para se prepararem.

Óbvio que algumas coisas são de conhecimento geral, outras nem por isso. Se estão a pensar ter um cão então este é um artigo muito importante.

Vómito

Sabiam que os cães por vezes comem o próprio vómito? É verdade, parece um bocado nojento mas isto acontece. Este comportamento acontece porque as mães regurgitavam a comida para que estes se habituassem a alimentos sólidos e por isso comer o vómito é algo normal.

Rebolar em coisas mal cheirosas

Alguns cães, nem todos, têm uma vontade extrema de rebolar em coisas que cheiram mal. Essas coisas podem ser cocó na rua ou um monte de lixo. Ninguém sabe muito bem porque gostam de o fazer e existem diversas teorias.

No entanto apenas têm de estar atentos a isto: se o seu cão deixar de cheirar algo na rua ele está a tomar a decisão de rebolar sobre isso ou fazer xixi em cima.

Xixi por todo o lado

Um passeio pode ser uma autêntica aventura, principalmente no que diz respeito a marcar território. O cão irá fazer xixi em quase tudo pois esta é uma forma dos mesmos comunicarem entre si.

Rotinas

Os cães não gostam que as rotinas sejam quebradas. Por exemplo, se normalmente acorda às 6:30 e no fim de semana quer acordar mais tarde, é provável que o seu cão o vá chamar.

Desastrados a comer

Nem todo os cães fazem uma grande bagunça quando estão a comer ou a beber água, mas existe uma grande percentagem de cães que quando o fazem ou deixam uma grande piscina à volta ou então deixam a comida por todo o lado.

Lamber os genitais

Lamber os genitais de forma moderada é considerado um comportamento normal nos cães mas nem sempre visto com bons olhos pelas outras pessoas. Por isso quando tiver um cão não se assuste se este começar a fazê-lo. Se tiver visitas em casa que não estejam habituadas e quer evitar esse momento mais constrangedor, então deixe o cão noutra divisão da casa.

Brinquedos

Tal como nos humanos, também os cães acabam por ficar aborrecidos com os brinquedos mais antigos. Para que isto não aconteça deve ir trocando de brinquedos com alguma regularidade. Não estamos a dizer para comprar todas as semanas brinquedos novos, mas o que pode fazer é ir guardando alguns mais antigos e dar-lhe passado algum tempo. Isto fará com que o brinquedo seja sempre uma novidade.

Beber água da sanita

Em alguns filmes já vimos esta situação, mas já presenciou? Pois bem é possível que isso aconteça. Para nós faz-nos muita impressão mas para os cães é como se fosse uma tigela de água que não acaba e que está sempre fresca. Pode evitar isto se mantiver sempre a tampa da sanita para baixo.

Conheces mais alguma coisa que nunca tenham dito?

Fotografia: Thomas Hawk I’ve Got the Password via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.