A gravidez e os cães são compatíveis?

Nídia Teiga Cães, Comportamento, Curiosidades, Segurança

cães grávida

A chegada de um bebé a uma casa com animais levanta sempre algumas questões. E agora que fazemos com o cão ou com o gato? Será que haverá problema? Será que vamos ter tempo? Um bebé obriga a uma nova rotina e por vezes quem sente mais são os animais, porque inevitavelmente o casal terá menos tempo para lhes dedicar. O desafio é tentar fazer com que o cão não sinta, ou não sinta tanto esta mudança. Há que fazer um esforço para não gerar problemas para o animal.

Os cães conseguem identificar mulheres grávidas?

Sim, os cães sabem quando uma mulher está grávida pois percebem a alteração hormonal através do olfato. Existem algumas mulheres que afirmam que o comportamento do cão mudou quando a dona ficaram grávidas, por exemplo, deixaram de saltar, ficaram mais tranquilos e carinhos, entre outros.

cães grávida

Que cuidados ter com o cão e o seu espaço durante a gravidez

Ambiente limpo

É necessário manter o ambiente do animal limpo e não deixar fezes ou urina para que estas não contaminem o ar e atraiam mosquitos e moscas.

Saúde

A saúde do cão deve estar em dia, assim como as suas vacinas. É essencial realizar um check-up ao cão assim que souber que está grávida.

Acessos

Se sabe de antemão que o cão não poderá entrar no quarto do bebé ensine-o desde cedo para que este não associe essa limitação à chegada do bebé.

Atitude

A dona deverá começar por se distanciar aos poucos do cão para que quando o bebé chegue não seja um choque para o cão. Aqui o dono terá um papel muito importante pois terá de dar mais carinho, amor e atenção ao cão, para compensar esta “perda”.

Já passou por esta situação? Queremos saber tudo!

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.