A Leishmaniose é contagiosa?

Nídia Teiga Cães, Saúde

São várias as doenças que afetam os nossos animais e dentro delas uma das mais temidas é a Leishmaniose, uma doença muito grave que pode mesmo levar a uma fatalidade. Todos os donos devem estar alerta para os possíveis sintomas pois caso seja detetada a tempo é possível que o animal tenha uma vida “normal”.

Para quem nos visita pela primeira vez, a Leishmaniose é uma doença que é transmitida pela picada de um mosquito que aparece na altura de mais calor, ou seja entre maio e setembro e por isso é importante prevenir e dar ao seu animal algum medicamento, quer através da vacina quer através de xarope.

Os sintomas são vários e podem ir desde sintomas cutâneos a sintomas internos, como perda de peso e anemia. Esta é uma doença que não tem cura e por isso apenas pode ser tratada para o resto da vida do animal.

Contágio

Os cães que estão a ser tratados não contagiam outros cães ou humanos. No entanto os humanos, tal como os cães podem ficar doentes se forem picados pelo mosquito fêmea e apenas as pessoas que tenham o sistema imunitário baixo é que serão afetadas. É normal que populações mais pobres tenham mais probabilidade de contrair a doença uma vez que estão expostas a uma má nutrição e pouco acesso a medicação.

Ao contrário dos cães não existe uma vacina para a Leishmaniose em pessoas pelo que a os outros concelhos e prevenção são a melhor forma de se proteger a si e à sua família, incluindo o animal. Para prevenir pode ainda evitar passear perto de rios ou zonas húmidas de águas paradas ao final da tarde, altura em que os mosquitos estão mais presentes.

No caso dos cães pode ainda utilizar produtos desparasitantes como as coleiras.

 

Fotografia: cizauskas Portrait of Charlie at rest via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.