Afinal os Dobermann são perigosos ou não?

Nídia Teiga Cães de Raça, Comportamento, Curiosidades

Dobermann

Hoje em dia as raças que têm má fama são os American Pit Bull Terrier, mas nos anos 90 eram os Dobermann. Todos os gangs e “bad-boys” dos filmes tinham um, todas as casas de ricos com grandes valores, tinham Dobermann’s como cães de guarda. Devido à grande procura da raça passaram a existir muitas pessoas que aproveitaram para fazer negócio e criaram não só cães completamente fora do estalão como donos impreparados e mal instruídos sobre a raça. Os Dobermann passaram a ter doenças fantasiosas para justificar os comportamentos indesejáveis e o estereótipo associado a esta raça parecia perpétuo.

Os verdadeiros conhecedores e entendedores desta raça uniram-se para explicar vários factos, reeducar a população e sensibilizar as pessoas no momento da compra ou adoção.

Esta raça define-se como muito amigável e dedicado à família e esta dedicação transforma-se muitas vezes em instinto de proteção e defesa. Esta dedicação faz com que os Debermann sejam cães que necessitem de contacto com o dono, pelo que não poderão ser deixados num canil afastado da família.

Dobermann

Outra grande característica desta raça é a atividade física que os transforma em verdadeiros atletas exigindo um dono ativo que possa dar grandes passeios e o possa treinar. Se tiver por hábito fazer jogging, o seu Dobermann irá acompanhá-lo com agrado.

Como todos os outros cães o Dobermann também necessita que lhe ensinem qual o seu lugar na hierarquia da família e que tem um líder. Desta forma e para lhe mostrar estas pequenas regras deve utilizar um treino com base em métodos positivos e nunca com agressão. Treine também o seu Dobermann desde pequeno a sociabilizar com outros cães, pois por norma esta ração tem tendência a demonstrar alguma dominância perante os outros.

Mas todas estas dicas não faram sentido se este não vier de um criador responsável. É por isso muito importante que verifique bem o LOP do seu cão e veja os progenitores no seu ambiente natural.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.