Alergia? Saiba como proceder em casos de emergência

Nídia Teiga Alergias, Cães, Gatos, Saúde

Fonte: Png Nexus

Existem vários tipos de reações alérgicas nos animais uns piores que outros. No caso de uma alergia aguda esta pode ser muito grave e considera-se uma emergência, uma vez que poder levar à morte do animal. As reações mais leves manifestam-se com comichão, algumas borbulhas no corpo mas nada de tão preocupante.

No entanto e por não saber se o quadro poderá evoluir, deixamos aqui algumas dicas para os primeiros socorros.

Primeiros socorros

– o pescoço do animal deve estar esticado para que não existam obstruções para o animal respirar;

– tente perceber o que pode ter causado a alergia, observe o ambiente e registe ou recolha amostras;

– leve o cão ou gato ao veterinário assim que encontrar algum tipo de reação alérgica.

Os sintomas podem variar bastante de animal para animal, cão para cão e de gato para gato. No caso dos cães o sistema hepático é o mais afetado, mas no caso dos gatos a parte respiratória é a mais prejudicada. Outros sintomas comuns de alergias são: comichões, vómitos, diarreias, edemas, entre outros.

Em ambos os casos, cão e gato, caso a alergia seja grave deve levar de imediato ao veterinário e identificar o espaço, ambiente, refeições e outros hábitos que o animal teve antes de começarem os sintomas.para que desta forma seja mais fácil identificar que medicação dar ao animal. Depois destes primeiros socorros é tmepo de realizar alguns exames para perceber se alguma função ou orgão ficaram afetados.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.