Alergias caninas

Nídia Teiga Alergias, Saúde

As alergias caninas são como as dos seres humanos. São um problema imunológico onde o organismo não consegue processar e acaba por ter uma reação inflamatória.  Os diferentes sintomas podem ser a dermatite, a comichão, queda de pelo ou outras infeções.

As alergias nos cães são diversas mas as mais comuns são à de picadas de pulgas e atópica. Outras também conhecidas são a dermatite por contacto, alergia a alimentos e medicamentos.

Alergia pulgas

Quando uma pulga pica o nosso cão ou o nosso gato, pode ocorrer uma reação alérgica devido à saliva. As reações alérgicas passam pela presença de borbulhas e crostas. A comichão intensa é também um dos sintomas e que acaba por acusar outro tipo de lesões como os arranhões, queda de pelo, feridas, etc. O tratamento passa pela utilização de medicamentos a curto prazo, mas a longo prazo passa pela eliminação das pulgas.

Atópica

Esta é uma alergia hereditária e que tem origem em algumas substâncias que existem por exemplo no ar: pólen, penas, pelos caspa, pó, etc. O sintoma mais comum é o coçar intenso, que provoca muitas lesões na pele do animal. Aparece normalmente entre os 12 e os 36 meses. Os medicamentos mais eficazes para controlar a pele atópica são os corticoides, mas o uso prolongado tem muitos efeitos secundários

Outras alergias

Tal como mencionado, existem outro tipo de alergias, como a alimentar, onde o cão ou gato não o alimento. Assim como acontece com os alimentos também pode acontecer com os medicamentos. A solução será não dar ao animal essa substância.

Fotografia: Rich Renomeron Nothing Warms The Heart Like A Cold Wet Nose via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.