Uma alimentação equilibrada para os gatos

Nídia Teiga Alimentação, Gatos

É normal que muitos donos deem restos das suas refeições aos seus gatos, ou até mesmo cozinhem alimentos seus para lhes dar. Mas será isto o mais correto? Os donos estão conscientes dos riscos que a nossa comida traz aos gatos? As necessidades dos humanos são completamente diferentes das dos gatos.

Todos os animais necessitam de cuidados, uns mais gerais outros mais específicos e no caso dos gatos ainda são alguns. A comida dos humanos, pode não ser a mais recomendável para os gatos pois as necessidades nutricionais são diferentes.

Problemas

Os gatos devem ter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, se tiver dúvidas pode falar com o veterinário e este poderá ajudá-lo a indicar qual a melhor dieta. Se apenas der ao seu gato a sua comida poderá estar a dar alimentos que são prejudiciais à saúde do animal. Por exemplo a cebola e o alho, usados várias vezes nos temperos atacam os glóbulos vermelhos, provocando anemia. Outro tempero também muito utilizado, o limão, é venenoso para algumas raças de gatos. O abacate é também muito perigoso porque em excesso provoca uma acumulação de líquidos à volta do coração que poderá ser mortal.

O café, o chá, os picantes e o chocolate podem mesmo a ser mortais. Deve ainda ter cuidado com as uvas e as passas pois estes causam insuficiência renal e podem ainda afetar o sistema nervoso e digestivo.

E o peixe? Aquele peixe que vemos várias vezes nos filmes e desenhos animais os gatos a comerem? Comer peixe não faz mal desde que este tenha uma presença equilibrada na dieta.

Muitos donos dão leite aos gatos, mas não é bom, pois os gatos são intolerantes à lactose. Se mesmo assim quiser continuar a dar, pode sempre procurar opções sem lactose ou mesmo leite indicado para gatos.

Alimentos permitidos

Apesar de existirem vários alimentos que não são aconselhados para os gatos ainda existem algumas que pode dar como um miminho ou até mesmo porque se esqueceu de comprar ração.

  • Frango ou peru cozido – alimento perfeito para quando o gato está com algum desarranjo intestinal;
  • Ovos – cozinhe sempre os ovos antes de dar ao seu gato. Estes são uma ótima fonte de proteína e vitaminas;
  • Banana – pode dar uma banana em pedaços, como se fossem biscoitos;
  • Arroz – tal como o frango, ótimo alimento para quando os mesmos estão doentes;
  • Legumes cozidos – os brócolos e a cenouras são normalmente os favoritos e ajudam a combater as bolas de pelo.

Conclusão, a alimentação do gato deve ser equilibrada e devemos sempre perceber quais os alimentos que fazem mal aos nossos animais. Se fizermos tudo como deve ser os nossos gatos vão ter uma vida longa e saudável.

 

Fotografia: Tambako the Jaguar Orion close, looking at me… via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.