E as bolas de pelo dos gatos?

Nídia Teiga Gatos, Higiene, Saúde

Os gatos são animais muito asseados e não é porque os donos os limpam, mas sim porque eles prezam bastante a própria higiene. Nunca reparou que depois de comerem os gatos lambem as patas? Na verdade eles estão a limpar o focinho com as patas e de seguida as patas.

Para além de se lavarem de qualquer tipo de sujidade, os gatos também se limpam dos pelos mortos que possam existir, mas aqui é que começa o problema. Ao se limparem dos pelos mortos os gatos acabam por criar uma bola de pelo que por vezes é engolida o que poderá levar a problemas mais graves. E se pensa que não acontece em gatos de pelo curto, desengane-se pois acontece.

Problema mais sério

Se um gato de pelo comprido vomitar mais ou menos 4 vezes por mês uma bola de pelo é considerado normal, sendo que os de pelo curto deverão vomitar menos. No caso do gato começar a vomitar com alguma frequência bolas de pelo, deverá levá-lo ao veterinário para que este perceba se existe algo mais sério.

O vómito de bolas de pelo não deve ter outros sintomas implicados como a perda de apetite, perda de peso, falhas na penugem, diarreia, entre outros. Caso isto aconteça deve procurar o veterinário para que este verifique o que se passa com o gato.

Por vezes as bolas de pelo podem ficar presas no intestino e apenas será possível retirar através de cirurgia.

Prevenção

O gato deve sempre expelir as bolas de pelo e a melhor forma será através do vómito, caso não o faça deve fazê-lo através das fezes.

Existem produtos no mercado que ajudam nestas situações e o melhor será sempre aconselhar-se com o veterinário para que ele indique qual a melhor nas diversas situações.

Outra forma de prevenir esta acumulação de pelos será através da escovagem e ai o dono terá um papel muito importante pois terá de fazer com alguma regularidade, especialmente em gatos de pelo comprido.

 
Fotografia: BWCK Photography Face via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.