Os gatos são animais muito asseados e não é porque os donos os limpam, mas sim porque eles prezam bastante a própria higiene. Nunca reparou que depois de comerem os gatos lambem as patas? Na verdade eles estão a limpar o focinho com as patas e de seguida as patas.
Para além de se lavarem de qualquer tipo de sujidade, os gatos também se limpam dos pelos mortos que possam existir, mas aqui é que começa o problema. Ao se limparem dos pelos mortos os gatos acabam por criar uma bola de pelo que por vezes é engolida o que poderá levar a problemas mais graves. E se pensa que não acontece em gatos de pelo curto, desengane-se pois acontece.
Problema mais sério
Se um gato de pelo comprido vomitar mais ou menos 4 vezes por mês uma bola de pelo é considerado normal, sendo que os de pelo curto deverão vomitar menos. No caso do gato começar a vomitar com alguma frequência bolas de pelo, deverá levá-lo ao veterinário para que este perceba se existe algo mais sério.
O vómito de bolas de pelo não deve ter outros sintomas implicados como a perda de apetite, perda de peso, falhas na penugem, diarreia, entre outros. Caso isto aconteça deve procurar o veterinário para que este verifique o que se passa com o gato.
Por vezes as bolas de pelo podem ficar presas no intestino e apenas será possível retirar através de cirurgia.
Prevenção
O gato deve sempre expelir as bolas de pelo e a melhor forma será através do vómito, caso não o faça deve fazê-lo através das fezes.
Existem produtos no mercado que ajudam nestas situações e o melhor será sempre aconselhar-se com o veterinário para que ele indique qual a melhor nas diversas situações.
Outra forma de prevenir esta acumulação de pelos será através da escovagem e ai o dono terá um papel muito importante pois terá de fazer com alguma regularidade, especialmente em gatos de pelo comprido.