Biscoitos, quando e quais

Nídia Teiga Alimentação, Cães, Saúde

Todos os animais adoram comer e todos os donos adoram ver os seus animais contentes depois de receberem um miminho, um biscoito. Fazer este tipo de agrados aos nossos animais é uma demonstração de amor, de preocupação e de felicidade. No entanto e apesar de gostarmos muito dos nossos animais temos de pensar também na sua saúde e biscoitos a mais podem ser prejudiciais.

Tudo o que seja em excesso acaba por afetar a saúde tanto dos humanos como dos animais, principalmente quando estamos a falar de biscoitos industrializados onde a maior parte das substâncias acabam por ser corantes, conservantes e potencializadores de sabor. Outra questão que devemos ter em consideração é o peso, idade e raça do animal, pois estes fatores irão indicar a quantidade que os mesmos poderão ingerir.

Mas se quer continuar a dar este tipo de mimos e biscoitos ao seu cão deve pelo menos saber quando e o que lhe dar para que assim consiga o melhor: a felicidade do seu cão.

Quando

A melhor altura para dar um biscoito ao seu cão será numa altura de recompensa, depois do mesmo ter feito algo corretamente, como por exemplo: urinar no sitio certo, obedecer a uma regra ou comando ou outra atitude.

Imagine que dá um biscoito sem que o cão tenha tido algum tipo de atitude ou tenha obedecido a uma regra? Imagine que está desatento, o cão faz algo errado e dá-lhe um biscoito? Irá estar a retribuir uma atitude errada.

Outra forma e altura para dar um biscoito será através de brincadeiras estimulantes, jogos que estimulem a cabeça e o corpo do cão que o mantenham entretido quando este está sozinho. Existem vários brinquedos que poderá encontrar nas lojas especializadas para este mesmo efeito.

O quê

Se for a uma loja especializada, ou a um veterinário encontrará uma imensidão de soluções de biscoitos industrializados. Mas será esta a melhor opção? Será a forma mais económica e saudável de mimar o seu cão? Deixamos aqui uma lista de biscoitos mais saudáveis e

económicos que poderá dar ao seu cão.

  • Banana
  • Maça
  • Cenoura
  • Melancia
  • Couve-flor
  • Manga
  • Abóbora
  • Frango cozido

 

Estes são apenas alguns dos exemplos de alimentos que poderá dar ao seu cão como biscoitos. No entanto deve sempre ter em atenção que os alimentos devem estar limpos, sem caroços e sem sementes. Caso tenha dúvidas poderá sempre procurar aqui pelos alimentos proibidos para o cão.

Fotografia: GabrielaP93 88/365 – 1/4/2011 via photopin (license)

Fotografia: AdrianoSetimo Iron n.º 11 via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.