Por vezes podemos ler em vários artigos que os brinquedos com apito podem fazer com que os cães fiquem agressivos, protetores com a comida, entre outros. Mas será que é mesmo verdade ou estes brinquedos apenas criam momentos de grande excitação?
Brinquedos com apito
Quer gostemos ou não os nossos cães têm muitos instintos predadores, e brinquedos estridentes estimulam este comportamento. O que para nós é um som inocente para os nossos cães pode ser o barulho que uma presa faz.
Mas será que este barulho faz com que os cães se tornem ainda mais predadores? Será que o cães vão sair de casa a querer “atacar”? Será que isto depende de cão para cão?
Brincar ao busca é também um exercício semelhante à caça, onde o cão corre atrás de algo para ganhar e caçar. Não é este um exercício muito semelhante ao de “atacar” um brinquedo com apito? Na nossa opinião sim. E já reparam em algum comportamento estranho nos vossos cães depois de brincarem ao “busca”?
A verdade é que todas as brincadeiras e o resultado das mesmas vai depender de cão para cão e de dono para dono. É preciso que o mesmo saiba os limites e quando deve parar
Se começarem a perceber que o cão fica com comportamentos dominantes, invasivos e territoriais então existe alguma brincadeira que o cão não tolera.
Os vossos cães brincam com brinquedos de apito?