Cães Braquicéfalos

Nídia Teiga Cães de Raça

pug com focinho enrugado

Boxer, Bulldog Inglês, Bulldog Francês, Pug, Pequinês, Shih Tzu, Dogue de Bordeaux e Boston Terrier são todas raças de focinho curto, também conhecidos por cães braquicéfalos. Este tipo de cão foi criado para ter um maxilar inferior normal, ou seja, proporcional ao tamanho corporal e um maxilar superior recuado. Derivadas do Latim, Branqui quer dizer curto e Céfalo quer dizer cabeça ou seja cabeça curta (Cães Braquicéfalos). Esta aparência compromete de várias formas a vida e saúde dos animais.

Sistema Respiratório

Raças braquicéfalas são caracterizadas pelo síndrome respiratório braquicéfalo, que afeta as diferentes áreas do sistema respiratório, dificultando a respiração, provoca sons estranhos e dificulta a deglutição. Felizmente, a maior parte dos cães com este problema não sofre de todos os sintomas mas devemos estar atentos e informados acerca destes.

Estenose nas narinas

O termo mais comum para este problema é “narinas estreitas”. Os cães braquicéfalos normalmente têm uma abertura nasal muito pequena o que poderá ser corrigido através de uma cirurgia se o caso se tornar grave.

Palato mole alongado

Um dos problemas comum a estes animais é o prolongamento do palato mole, que é a continuidade do palato duro que fica no céu-da-boca e que divide a cavidade oral e nasal dos animais auxiliando a deglutição e fonação. Em animais sem anormalidades o palato mole cumpre a sua função de divisão das cavidades, mas em braquicéfalos o palato mole é muito grande e não cabe dentro da cavidade oral do animal o que provoca sons de ronco e dificulta a deglutição, porém esse palato mole prolongado poderá ser retirado cirurgicamente.

Hipoplasia da traqueia

A traqueia do cão braquicéfalo pode ser perigosamente estreita em alguns pontos. Esta situação poderá ser preocupante e arriscada se o animal tiver de ser anestesiado. Para descartar esta hipótese devem ser feitas radiografias peitorais antes de qualquer procedimento cirúrgico.

Stress provocado pelo calor

Devido a estas obstruções respiratórias, o cão braquicéfalo é um cão bastante ofegante. Outras raças caninas, com focinhos e gargantas mais comuns conseguem passar ar rapidamente pela língua ao ofegarem. A saliva evapora da língua enquanto o ar passa e o sangue que circula através da língua é arrefecido eficientemente e circula para o resto do corpo. Num cão braquicéfalo é necessário um trabalho extra para movimentar a mesma quantidade de ar podendo causar inflamação nas vias respiratórias o que leva a uma maior obstrução e a um sobreaquecimento. Esta condição faz com que o número de ataques de calor aumente neste tipo de cão.

Problemas oculares

Dado que a maior parte dos ossos nasais estão compactados, os cães braquicéfalos tendem a ter problemas com a localização dos seus olhos. Batidas na parte de trás da cabeça e muitos puxões do cão com coleira poderão fazer com que os olhos saiam da órbita e precisem de recolocação cirúrgica.

Limpeza dos olhos e pele

A limpeza dos olhos destes cães é muito importante pois por vezes o formato das pálpebras prejudica o lacrimejar causando acumulação e posteriormente uma infeção.
São comuns infeções nas dobras da pele da face dos cães de raças braquicéfalas. Estas zonas devem ser examinadas e limpas todos os dias.

Resumindo, todas estas raças braquicéfalas são irresistíveis, com os seus focinhos enrugados e expressões inconfundíveis, mas devido às suas necessidades especiais, aqueles que possuem cães dessa raça ou pretendem adquirir devem informar-se sobre o assunto.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.