Cães e o medo das tempestades

Nídia Teiga Cães, Comportamento

É muito comum os cães terem receio das tempestades e nesta altura alguns donos ficam sem saber o que fazer. Mas existem soluções para tudo e nós aqui na Love Pet Food vamos ajudar a ultrapassar este problema ou pelo menos a minimizá-lo.

Comportamento

Mesmo antes da tempestade, quando ainda só se ouvem os trovões, os animais costumam ficar mais desnorteados, mais ansiosos, correm de um lado para o outro e não conseguem descansar pois para eles nenhum sítio é seguro.

Este tipo de comportamento pode ser perigoso porque os animais se podem magoar ao “fugir” da tempestade, pelo que caso o seu cão tenha este comportamento e não o consiga controlar de alguma forma poderá falar com o veterinário para encontrarem algum tipo de sedativo que ajude o cão a relaxar nestes momentos. Este tipo de solução é boa especialmente se este estiver sozinho em casa ou no jardim. Mas os sedativos são uma solução pontual e não deve ser utilizada a longo prazo pois não está a corrigir o comportamento mas sim a camuflar.

Tratamentos

Já aqui falámos do tratamento pontual, mas existem soluções, tratamentos e terapias que podem ajudar o animal a ultrapassar este medo ou fobia.

Terapia

Uma das formas de fazer terapia com o seu cão é através da gravação de uma tempestade muito forte e ruidosa. Quando o cão estiver relaxado ou divertido a brincar com os donos, esta gravação deve começar com um volume muito baixinho quase impercetível. Boas oportunidades para o fazer são, quando ele está no nosso colo, quando estamos a fazer festinhas ou a brincar com a bola.

Devemos ir subindo o volume aos poucos e assim que o animal ficar inquieto os donos devem aumentar a intensidade da brincadeira para que ele se concentre em algo agradável e se desligue do som.

O grande truque é não consolar o cão mas sim distrai-lo e direcionar a atenção para outras coisas, pois caso o cão só acalme com mimos então quando estiver sozinho ainda será pior.

Homeopatia

Existem substâncias inofensivas para o animal, neste caso o cão, que podem ser tomadas em qualquer idade ou estado de saúde. Um dos exemplos deste tipo de substância que ajuda a controlar o medo são as flores de Bach. Mas antes de fazeres algo deves sempre falar com o veterinário.

Estas são apenas algumas das soluções que achamos serem as mais adequadas, caso tenhas outra diz-nos!

Fotografia: unbunt.me happiness is only a fair weather friend 🐾💨 via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.