O cancro da mama é considerado o principal tipo de cancro que afeta cadelas em todo o mundo. E como tumor, seja ele maligno ou benigno começa de forma silenciosa e quando já se encontra numa fase mais avançada o mesmo mostra alguns sintomas claros.
h3>O que é tumor de mama em cadela?
O tumor da mama nas cadelas são nódulos que surgem principalmente em cadelas mais velhas e é considerado um tumor benigno. No caso do cancro este já é considerado um tumor maligno e pode espalhar-se rapidamente pelo organismo através das metástases.
Sintomas
Os primeiros sinais iniciam-se com o aumento das glândulas mamárias que com o tempo vai formando nódulos que se não forem detetados a tempo poderão causar grandes dores na cadela. Alguns podem ainda drenar uma secreção com um cheiro forte e desagradável.
Causas
A doença começa muitas vezes pela própria produção de hormonas que acontece durante os períodos de cio ou durante o uso de anticoncepcionais. Outras doenças poderão ainda estar na origem desta doença e por isso é importante que indique ao veterinário todo o histórico de saúde da cadela.
Diagnóstico
Uma vez que não existem sintomas físicos evidentes no início da doença, a única forma de perceber se ele existe é através de exames médicos das mamas e aos nódulos caso estes existam.
Caso sejam encontrados nódulos, o veterinário terá de perceber em que estágio se encontra a doença e para isso será necessário fazer outros exames e desta forma saber qual a extensão do tumor e a que tipo pertence, ou seja, benigno ou malígno.
Tratamento
Caso o diagnóstico não apresente nada significativo o tratamento passará apenas pela remoção cirúrgica do tumor da mama. No entanto em caso de tumor maligno, após a cirurgia serão recomendados tratamentos de quimioterapia e por controlo recomenda-se a esterilização.
Prevenção
Para evitar o tumor e o cancro a melhor opção passa pela esterilização que reduz em 98% do aparecimento.