O seu cão arrasta o rabo no chão? Não se preocupe porque é normal.

Nídia Teiga Cães, Saúde

Muito provavelmente já viu o seu cão a arrastar o rabo no chão ou na relva algumas vezes e se não viu o seu cão viu outros. Este comportamento pode ter várias causas sendo a principal a irritação que por sua vez é causada devido a inflamações ou infeções. Para que perceba um pouco mais este comportamento, as suas causas e tratamentos vamos enumerá-los.

Glândulas anais

Esta pode ser considerada a razão mais comum para os cães arrastarem o rabo. Não se trata de um assunto muito elegante de se falar mas a verdade é que acontece e é importante perceber o porquê. Estas glândulas que se caracterizam por serem dois sacos revistos por glândulas de óleo e suor localizam-se junto ao ânus e o líquido que as mesmas segregam tem um cheiro bastante ativo e forte.

Este líquido pode ser mais forte e espesso em alguns cães o que dificulta a secreção fazendo com que o animal fique ainda mais desconfortável e arrastar mais o rabo. Nestes casos a solução pode chegar mesmo à cirurgia, mas antes disso o veterinário irá tentar esvaziar com algumas técnicas, técnicas essas que lhe podem ser passadas para que as faça em casa.

Vermes

Outra causa para este comportamento é a existência de vermes ou de ténias que geralmente passam de um organismo para o outro quando o cão ou outro animal come algo infetado. Com o tempo os vermes amadurecem nos intestinos e crescem o que por vezes faz com que os mesmos comecem a sair pelo ânus causando irritação no animal.

Caso não saiba como identificar este tipo de parasita deverá procurar mais informações junto do veterinário. Estes parasitas são parecidos a pequenos grãos de arroz.

Fezes em excesso

Algumas vezes os cães depois de fazerem as suas necessidades acabam por ficar com algumas fezes “agarradas” ao ânus o que é bastante desagradável. Se não conseguirem soltar, os cães muito provavelmente irão arrastar o rabo no chão.

Em cães de pelo comprido este pode ser um problema mais sério e uma das soluções passa por aparar essa zona.

Alergias

Uma alergia na pele é muito incomodativa nos humanos por isso imaginem nos cães que não têm acesso a todas as partes do corpo. Estas alergias podem levar a irritações na pele e o rabo do cão não é exceção.

Existem vários tipos de alergia que podem causar essas irritações como por exemplo alergia a alimentos, pulgas, pólen, medicamentos, entre outros.

Prevenção

O importante na prevenção é perceber as causas do mesmo e tentar contornar essas situações. Se não conseguir descobrir a causa por si mesmo então deve procurar ajuda veterinária.

Quando estiver a ver o seu cão a arrastar o rabo não deve repreender pois estes apenas estão a fazê-lo porque estão desconfortáveis. O que deve fazer é procurar a causa e o melhor tratamento.

Fotografia: Chilanga Cement 2019_016 via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.