Cão atropelado? Saiba o que fazer nessas situações!

Nídia Teiga Cães, Saúde, Segurança

Fonte: Alexander Day

Um cão ou gato atropelado é sempre uma emergência que deve ser vista de imediato por um médico. Para isso devem ser seguidos alguns passos para que o animal consiga sobreviver e que tudo fique bem.

Passo-a-passo

– Retirar o animal do local com cuidado pois o cão poderá estar sensível e querer morder para se “proteger”. Se tiver uma manta ou algo que o possa cobrir será o melhor uma vez que o animal se sentirá mais pretegido e com menos receio.

– Verificar se as narinas ou a boca estão impedidas com alguma coisa e que estejam a perturbar a respiração do cão.

– Evitar grandes movimentos na coluna ou nos ossos em geral para diminuir o risco nas lesões. Caso exista uma hemorragia, deve ser feita pressão nessa zona para tentar estancar a mesma.

– O transporte deve ser feito com cuidado e se possível com uma tábua ou algo que mantenha o animal estável. Se este estiver muito instável, poderá tentar amarrar o animal com cordas ou com cintos, mas esta opção é mais perigosa e deve ser feita com cuidados redobrados.

Quando estes atropelamentos acontecem, é importante que a pessoa que socorre o cão ou que veja o atropelamento consiga relatar o mesmo e em que zona o animal foi atingido. Isto porque diferentes traumas requerem diferentes tratamentos e podem ocorrer os seguintes:

Trauma no crânio: poderá provocar hemorragias internas e fratura dos ossos;

Trauma torácico: dificuldades em respirar, hemorragias, hérnias, entre outros;

Trauma abdominal: hemorragias graves nos orgãos;

Trauma pélvico: fratura de ossos, entre outros;

Trauma espinhal fratura da coluna o que numa situação mais grave poderá fazer com que o cão fique parapelégico ou tetrapelégico.

O tratamento de um cão ou gato atropelado pode variar desde a prescrição analgésicos até à cirurgia.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.