Cão com a cabeça de fora na janela do carro, sim ou não?

Nídia Teiga Cães, Comportamento

Conhecem algum cão que não goste de andar com a cabeça fora da janela do carro? Nós nunca vimos..

Cenário

Muitos cães passam a maior parte do tempo dentro de casa ou num jardim e por isso qualquer saída à rua é uma festa. Agora imaginem uma saída à rua com direito a passeio de carro? É a loucura para eles. Poderem ver todos os ambientes, diferentes pessoas e ainda apanharem com um ventinho na cara é quase o paraíso para eles.

Cheiros

Os cães absorvem muita informação através do olfato e por isso os passeios de carro não são feitos apenas do ambiente, das paisagens e das pessoas, mas também dos cheiros. Estes possuem até 300 milhões de recetores olfativos no nariz em comparação com cerca de seis milhões nos humanos. E a parte do cérebro que é dedicada a analisar os cheiros é aproximadamente 40 vezes maior que a nossa.

Perigos

Mas estes passeios não são feitos apenas de coisas boas. Também existem perigos associados quando deixamos que o nosso cão fique com a cabeça de fora da janela no carro. Deixamos aqui uma pequena lista dos potenciais perigos:

  • Alguma pedra que seja projetada;
  • Problemas nos ouvidos, como infeções;
  • Trauma das orelhas por estarem sempre a bater;
  • Cão pode saltar pela janela;
  • Infeções nos olhos.

Nós somos da opinião que não há problema em deixar que o seu cão apanhe um bocado de ar, no entanto devem ser tomadas algumas medidas de proteção. Estas medidas passam por exemplo por o cão utilizar cinto de segurança; se estiver muito vento não permitir ou não deixar muito tempo o cão com a cabeça de fora; limpar os olhos assim que a viagem acabar; ter atenção se existem distracções no percurso, entre outros.

 

Fotografia: Thomas Hawk Guard Dog via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.