É normal que os donos queiram que os cães cheirem sempre bem, mas é essencial que percebam que os cães vão sempre cheirar a cão, o que nem sempre queira dizer que é mau.
No entanto deve estar atento a algumas partes específicas do corpo do cão, que normalmente, são as que cheiram pior. É caso das orelhas, ânus, patas e boca. Isto porque os cães emitem secreções com odores desagradáveis.
Higiene da boca
Não são só os humanos que necessitam de escovar os dentes, os animais também o devem evitar, principalmente para evitar a criação de placa bacteriana e consequente acumulação de tártaro. Caso isto venha a acontecer o cão pode ter halitose e contrair algum tipo de infeção.
O mau hálito nos cães pode ainda ser indicador de algo mais grave e por isso deve ter sempre em consideração este aspeto e caso tenha dúvidas deve ir ao veterinário.
Glândulas anais
Nunca lhe aconteceu o seu cão estar com um cheiro horrível e muito forte e a arrastar o rabo? Pois fique a saber que isto se trata de um problema nas glândulas anais, glândulas essas que estão localizadas ao lado do ânus e que são responsáveis por expelir um líquido gorduroso e com um odor muito forte e que ajudam a expulsão das fezes. Serve ainda para os cães comunicarem entre eles.
Quando o líquido só por si não se esvazia bem, acumula e emite esse cheiro desagradável e ainda provoca dor e infeções no animal.
Otites
As otites são comuns e são de fácil deteção, pois o cão sente desconforto e por isso irá raspar a cabeça nas paredes ou abaná-la muito. Para além disso os ouvidos do cão estarão mais vermelhos, com muita cera e com pus. Caso o cheiro se intensifique quererá dizer que á otite já está muito avançada.
Pele
Já verificou as orelhas, boca e ânus e mesmo assim o cão continua a cheirar mal? Chegou a altura de verificar a pele e pêlo do mesmo para procurar uma infeção que poderá ser a responsável pelo cheiro desagradável.
Higiene
Já sabemos que o número de banhos num cão dependerá de cão para cão, raça para raça, atividade diária, entre outras coisas, mas de vez em quando convêm que o faça. No entanto antes do banho vem a escovagem que deve ser feita quase numa base diária. Acredite que se escovar o seu cão com regularidade os cheiros vão acabar e o pêlo ficará bem mais brilhante.
Fotografia: Georgie Pauwels Moments at home Bathing day via photopin (license)