O meu cão come o próprio vómito

Nídia Teiga Cachorro, Cães, Comportamento

Quem é que já viu o seu cão a vomitar e a comer de imediato o vómito? A verdade é que pelo menos uma vez na vida os donos vão ter esta imagem, não muito bonita é verdade, mas vai acontecer.

Porque é que os cães comem o próprio vómito?

Este comportamento não é tão repugnante e estranho para os cães como é para os donos. Para eles acaba por ser um comportamento normal e natural, pois eles vêm o vómito como uma fonte de alimento e que lhes cheira a comida. Quando os cães são pequenos as mães regurgitam a comida para que estes se possam habituar mais facilmente aos alimentos sólidos.

Cheiro a comida

Muitos cães comerão o próprio vómito caso este não seja apanhado pelo dono pois tal como dissemos para eles é uma fonte de alimento e que cheira a comida.

Os cães têm cerca de 300 milhões de recetores olfativos nos narizes, em comparação com 6 milhões para os humanos. Esses recetores são responsáveis pela deteção de moléculas de odor e ajudam a enviar sinais para o cérebro, o que nos ajuda a diferenciar diferentes odores.

Regurgitação

Comer alimentos parcialmente digeridos não é novidade para os cães. Às vezes, as palavras vómito e regurgitação são usadas de forma semelhante, mas a diferença é que o vómito é feito involuntariamente. O vómito é uma expulsão involuntária do conteúdo estomacal, e a regurgitação é o retorno voluntário de alimentos não digeridos do esófago até à boca.

A regurgitação é um passo importante nos caninos na altura do desmame, e é uma prática ainda observada em cães domésticos.Como a regurgitação é parte da natureza, os nossos cães não pensam duas vezes antes de comer o vómito. Pode ser repugnante para nós, mas para os nossos cães é apenas comida. Parcialmente digerido, talvez, mas é assim que mamã costumava fazer.

Comer o vómito é normal, vomitar não

Se o cão comeu o próprio vómito, não precisamos de nos preocupar, é nojento, mas é um comportamento comum em cães. No entanto vomitar pode já não ser tão comum e normal. O vómito pode esconder alguns problemas de saúde e por isso deve falar com o veterinário para perceber se existe algum problema.

Como desencorajar o cão a comer o vómito

A melhor maneira de impedir o cão de comer o próprio vómito é limpar assim que o cão vomitar.

Caso não esteja em casa e o cão vomitar a situação fica mais difícil de impedir.

Fotografia: unbunt.me Anthony the Border Collie 🐾 Take a nap via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.