Cão envenenado com tóxicos

Nídia Teiga Saúde, Segurança

A maioria dos cães come qualquer coisa que lhes apareça à frente e se não come, trinca pelo menos. Poderão ser coisas insignificativas como por exemplo umas meias, um brinquedo de borracha, mas também poderão ser coisas mais perigosas, como um anticongelante ou limpadores domésticos.

Sintomas de ingestão de um tóxico

Os sintomas desta ingestão podem variar, e muitas vezes assemelham-se a outras doenças

  • Vómitos e diarreia;
  • Perda de apetite;
  • Barriga inchada;
  • Queimaduras ou lesões na boca;
  • Baba excessiva;
  • Perda de pelo;
  • Irritação dos olhos e da pele;
  • Fraqueza muscular;
  • Convulsões.

O que faço se o meu cão ingerir produtos de limpeza?

A primeira coisa a fazer é afastar o cão da toxina e poderá ligar para o veterinário ou hospital e avisar que está a caminho.

Enquanto prepara a ida ao veterinário, poderá lavar a boca, a pele ou os olhos do cão com água corrente, se necessário. Deve também caso seja possível, tirar uma fotografia ou o nome dos fracos de detergentes que o animal ingeriu, para que desta forma o veterinário consiga com mais clareza perceber qual o tratamento.

Não utilize agentes neutralizantes pois poderão causar reações químicas dentro do corpo do cão, o que pode resultar em mais danos.

Como prevenir

Certifique-se que a sua casa e todos os detergentes estão fora do alcance de quaisquer patas curiosas. A melhor coisa a fazer é manter os animais de estimação em primeiro lugar.

Mantenha o seu chão limpo e livre de detergente, pois o cão poderá lamber.

Finalmente, prepare um kit de primeiros socorros para animais de estimação, completo com informações de contato para o seu veterinário e um hospital veterinário de emergência nas proximidades.

 

Fotografia: Thomas Hawk Bailey via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.