O meu cão está gordo, magro ou com o peso ideal?

Nídia Teiga Cães, Saúde

O peso do cão é algo bastante importante e um ótimo indicador do estado de saúde do animal. Arriscamo-nos a dizer que poderá ser o indicar mais importante e avaliado pelos donos, uma vez que é algo de fácil “acesso”.

O primeiro passo para manter o peso ideal do seu cão é entender qual o peso recomendado, ou qual a janela de peso recomendável e para isso basta falar com o veterinário.  Depois de saber este valor, terá de ter em consideração fatores como a alimentação e o exercício.

Descobrir se o cão está com o peso ideal

Costelas – Nas costelas é fácil de perceber se o cão está gordo, magro ou bem de peso. Para isso basta colocar os dois polegares na espinha dorsal do cão e abrir as mãos na caixa torácica e o objetivo será sentir as costelas, mas não em demasia.

Perfil – Olhe para o seu cão de perfil e verifique se o abdómen está escondido atrás da caixa torácica.

De cima – Ao olhar para o seu cão de cima, o ideal será ver se existe cintura atrás das costelas. A figura deverá ser semelhante a uma ampulheta.

Se depois de fazer estas observações achar que o cão não está como deveria então marque uma consulta no veterinário para que este possa avaliar e indicar, caso seja necessário, algum tipo de ajuste.

Fotografia: Mr TGT Obese canine from New Orleans via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.