Porque é que o meu cão está sempre a montar outros cães?

Nídia Teiga Cães, Comportamento, Saúde

Montar e masturbar são alguns dos comportamentos normais exibidos pela maioria dos cães. Os cães masturbam-se de várias maneiras: montam outros animais, pessoas e objetos como cobertores e almofadas. Os cães mais pequenos montam os irmãos, pessoas e brinquedos. À medida que os filhotes atingem a maturidade sexual, começam a montar outros cães em contextos sexuais.

Razões

Comportamento sexual

A masturbação é algo comum e natural na vida de um cão. Cães machos e fêmeas montam outros cães, pessoas e objetos. O monte e a masturbação sexualmente motivadas são muitas vezes acompanhadas por linguagem corporal posterior, onde os cães ficam com a cauda para cima, orelhas para trás, toques, entre outros.

Brincadeira

Por vezes quando os cães estão a brincar acabam por montar o outro cão ou cadela, mas não ejaculam ou têm ereções. Caso o cão não esteja habituado a socializar e a brincar com outros cães poderão notar-se excessivas tentativas de monte em busca de brincadeira.

Stress e excitação

Quando os cães estão excitados ou stressados poderão ter mais vontade de montar e de se masturbarem. Por exemplo, caso conheçam um novo cão ou pessoa poderão ficar demasiado excitados com a novidade e quererem montar o outro cão, a pessoa ou um objeto próximo.

Transtornos Compulsivos

A masturbação pode-se tornar um hábito compulsivo, especialmente se um cão faz isso para combater o stress.

Comportamento social

Os cães, por vezes, montam outros animais e pessoas para se exibirem ou para serem vistos como os dominantes.

Problemas médicos

Vários problemas médicos, incluindo infeções urinárias, incontinência urinária, ereções persistentes e alergias de pele, podem influenciar o comportamento de montagem de um cão. Estas questões podem ser sérias, se não forem tratadas adequadamente e requerem atenção médica em vez de tratamento comportamental.

Fotografia: HDRforEver Collie- Labrador – Boxer Mischling via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.