O meu cão está triste ou é só a cara dele?

Nídia Teiga Cães, Comportamento

Porque é que existem tantos focinhos de cães que parecem tão tristes? Orelhas, pálpebras e lábios caídos todos nós já vimos esse olhar. Será que devemos estar preocupados se os nossos cães estão tristes apesar de todos os nossos esforços? Poderão existir boas razões para um cão feliz parecer às vezes um cão mais triste.

Raça

Por exemplo, um Basset Hound parece sempre triste – orelhas compridas, dobras na pele, cabeça baixa e olhos tristes. O mesmo acontece com o Bulldog Francês? Focinho curto e olhos grandes e largos fazem com que pareça um cãozinho preocupado.

Orelhas

No entanto existem outras características que por vezes nos fazem pensar que o nosso cão está triste, como a posição das orelhas para trás, que muitas vezes apenas quer dizer que o cão está a ouvir alguém que está a falar com ele.

Inteligência

Os cães são animais bastante inteligentes e não nos podemos esquecer que por vezes os mesmos fingem um comportamento para conseguirem algo em troca, como atenção extra, biscoitos, ração, brincadeiras, entre outros.

Culpa

Por último, a nossa própria culpa pode fazer que confundamos comportamentos normais com comportamentos de tristeza. Muitas vezes estamos demasiado ocupados ou cansados e olhamos para o nosso cão, que apenas está a descansar e sentimo-nos culpados por não estarmos a dar atenção. Precisamos de ser racionais e perceber que os cães geralmente agem exatamente da mesma maneira depois de terem chegado de uma longa caminhada ou de uma sessão de brincadeira ativa lá fora.

Fotografia: adwriter Sleepy via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.