O meu cão tem gastrite e agora?

Nídia Teiga Cães, Problemas de saúde, Saúde

Existem várias doenças comuns aos humanos e aos cães, sendo que os sintomas e as complicações podem variar, mas normalmente a origem é a mesma. No caso da gastrite acontece o mesmo. Desconforto no estômago e dores muito fortes podem levar a complicações mais graves quando não são tratadas. No caso dos animais esta pode provocar vómitos e impedir que o mesmo se alimente.

Entrando em mais pormenores uma gastrite e uma inflamação na mucosa do estômago que pode aparecer em qualquer cão, sendo que existem raças com maior probabilidade de acontecer. Falamos dos Maltês, Bulldog, Lhasa Apso, entre outras. A preocupação com este tipo de raças deve ser redobrada para que a doença não se desenvolva e cause problemas maiores.

 Sintomas

Existem vários sintomas que podem descrever uma gastrite num animal, mas como em todas as doenças existem alguns mais específicos, como é o caso dos:

  • Vómitos;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Diarreia;
  • Dores abdominais (aqui conseguirá perceber se apalpar o cão ou lhe der uma festa)

Recordamos sempre que os donos não poderão diagnosticar e dar comprimidos ou tratamentos aos seus cães antes de falarem com o veterinário. É essencial que este observe o cão para perceber se realmente se trata de uma gastrite. O mesmo poderá perceber se se trata da doença se fizer um raio-X e uma endoscopia.

Tratamento

Assim que o veterinário diagnosticar como gastrite então deverá seguir todos os passos do tratamento que este recomendar. Uma coisa é certa, a alimentação do mesmo terá de ser especial e indicada para este tipo de casos. Começando por doses pequenas, sem biscoitos e com rações indicadas para o efeito.

Para além da alimentação o veterinário deverá ainda prescrever um medicamento para ajudar a reestruturar a flora intestinal e ajudar nas dores que o cão possa estar a passar.

Este tipo de complicações pode acontecer porque o cão comeu algo estragado ou estranho. Pode ainda aparecer devido ao stress.

 

Fotografia: Thomas Hawk Nugget via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.