Porque é que o meu cão guarda a comida?

Nídia Teiga Cães, Comportamento

Já alguma vez viram o vosso cão a guardar a sua comida? Ele rosna ou tenta mesmo morder? Este comportamento é chamado de proteção de recursos e, quando se trata de recursos, a comida é o gatilho mais comum.

É um problema que muitos donos de cães enfrentam.

Porquê?

Guardar a comida é um comportamento baseado no medo que alguns cães têm e em comportamentos que os ajudam na natureza. Embora não seja um comportamento desejável em casa, é importante lembrar que é um comportamento normal e instintivo para os cães.

Este comportamento pode ser definido como leve ou grave. Em casos leves, o cão pode ficar um pouco atento e em casos graves os cães acabam por rosnar ou até mesmo morder quem se aproximar da tigela.

A boa notícia é que este comportamento pode ser treinado. O que sabemos é que os cães que guardam a comida se sentem inseguros e protegem a mesma para impedir que outras pessoas a tirem. Isto significa que de alguma forma ensinámos o nosso cão a ficar nervoso com a comida? Não necessariamente. Acredita-se que a guarda de alimentos seja causada tanto pela genética quanto pelo meio ambiente.

Razões

Desde bebés

Alguns especialistas acreditam que a guarda de alimentos começa muito cedo, quando os cães bebés têm de competir por exemplo pelo leite materno ou pela comida de uma tigela. A proteção da comida pode surgir como resultado da insegurança de competir por comida ou ser privado de alimento, mas é importante notar que alguns cães que têm este comportamento não têm histórico de negligência, abuso ou privação.

Ambiente

Cães que estão em canis ou associações têm uma maior probabilidade de terem este tipo de comportamento. Isto deve-se ao ambiente mais stressante que se vive nestes locais, não querendo dizer que os cães são mal tratados. Alguns cães não sabem qual será a próxima refeição e por isso protegem o que têm.

Genética

Os genes de cães podem afetar os seus comportamentos, mas infelizmente, quando se trata de defender a comida, há uma grande lacuna em termos de estudos e pesquisas. Sabemos que os genes de um Border Collie são responsáveis pelo seu instinto natural de pastor, mas quando se trata de guardar alimentos, não temos estudos definitivos que apontem para certas raças sendo mais propensas ao comportamento.

Neste momento não existem estudos que comprovem que alguns genes específicos estejam relacionados com este tipo de comportamento.

A verdade é que é difícil definir a razão para este tipo de comportamento sem algum histórico ou alguma convivência com o animal.

Fotografia: zoomar Pug With Tupperware and Glass Bowl via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.