O seu cão já sabe o comando da chamada?

Nídia Teiga Cães, Comportamento, Dicas para cães

Qual é para si o comando mais importante que um cão deve responder? Qual o mais seguro? Alguma vez pensou nisto? Dizemos-lhe sem sombra de dúvida que o comando mais importante é a chamada é o tão habitual “aqui” ou “junto”. E sabe porquê?

Este comando, esta regra, deve ser ensinada desde cedo e em diferentes panoramas pois quando aplicada pode mesmo prevenir que o seu cão corra algum tipo de perigo, como por exemplo, atropelamento, lutas com outros cães, incomodar outras pessoas, entre outros.

Os cães são como os humanos, devem estar em constante aprendizagem e apesar de achar que o seu cão já aprendeu todos os comandos, deve continuar a treiná-lo sempre que possa através da recompensa. Ou seja se indicar um comando deve sempre recompensá-lo caso este execute com sucesso, quer seja com um biscoito ou uma festa, um mimo.

Como nem sempre tudo corre bem, queremos deixar algumas dicas e formas de melhorar este comando com o seu cão para que não tenha qualquer problema no futuro e se sinta confortável com o cão quando for passear e por exemplo o quiser soltar para que este corra livremente.

– “Junto”, “aqui”, “vem cá” são todas formas diferentes de chamar o seu cão, mas todas devem ter outra coisa em comum: o tom. O tom com que pronuncia o comando deve ser alegre, de felicidade, para que o cão se sinta contente e feliz ao aproximar-se de si. O cão deve sempre achar que este comando irá significar algo de bom, ou seja, como dissemos anteriormente, ou porque vai receber um biscoito ou uma festa.

– Em situações de stress ou pânico do dono, quer seja porque a estrada está perto ou porque se aproxima outro cão, devemos ter sempre em mente que continua a ser importante que chamemos o cão com um tom de voz positivo e calmo pois o contrário poderá fazer com que o cão tenha medo de se aproximar de nós.

– Mesmo que o cão demore algum tempo a responder à chamada, ao comando, deve sempre recompensá-lo.

– Quem nunca jogou à apanhada? Todos em criança jogámos à apanhada e os cães também gostam de o fazer. Por isso nunca devemos correr atrás do nosso cão caso o queiramos apanhar pois ele poderá achar que é uma brincadeira e “fugir”. O correcto a fazer será andar na direção oposta enquanto o chamamos.

– Se estivermos em locais de grandes distracções, como por exemplo um parque canino e onde sabemos que o nosso cão irá ignorar o comando então o melhor a fazer será não o dizer e apenas aproximar-nos do cão e colocarmos a trela.

Falámos da importância da chamada e como podemos melhorar este comando, mas a verdade é que se não estiver à vontade não deve soltar o seu cão. Muitos são os acidentes que todos os dias acontecem, quer seja com carros, motas ou até mesmo outros cães. Tenha sempre em consideração que se trata de um animal e tem os seus próprios instintos.

Fotografia: DanMasa shetland in autumn via photopin (license)

Fotografia: mripp Fun run via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.