É comum falar-se de cães com carraças mas o mesmo não aconece com os gatos mas desengane-se quem pensa que os gatos estão livres deste mal. As carraças tal como nos cães são também bastante prejudiciais para os gatos. A única coisa que difere é que os gatos apanham menos uma vez que são criados em casa.
A presença de uma carraça num gato é extremamente desconfortável para o mesmo pois estes ficam com muita comichão e magoam-se para tentar tirar a mesma. Esta presença pode ainda trazer várias doenças ao gato, como febres.
Como apanham
Os gatos podem ficar com carraças depois de um passeio na rua, no quintal da sua casa ou através do dono que tenha trazido para casa. Para que isto não aconteça deixamos algumas dicas:
– Devem ser utilizados certos produtos no animal para evitar que estes parasitas se desloquem para o corpo do gato e até mesmo produtos em casa;
– Depois do seu gato ir passear, deve sempre inspecionar o gato para garantir que este não trás nenhuma carraça consigo.
Se encontrar o que faço?
Caso não saiba como o fazer, não tente tirar com as mãos ou com uma pinça pois caso não consiga e deixe alguma parte do parasita este poderá ficar com alguma alergia ou infeção.
Se estiver perto do veterinário diriga-se até ele e peça ajuda a um especialista e desta forma garanta que o seu animal está livre de qualquer tipo de parasita ou restos do mesmo.
Fotografia: [Paturo] Mirada felina via photopin (license)