Cauda para a direita, cauda para a esquerda, o que quer dizer?

Nídia Teiga Cães, Comportamento

A direção para onde o cão abana a cauda pode dizer muito sobre o estado emocional. Uma cauda que abana mais para a direita indica relaxamento, e um abanar para a esquerda é mostrado em momentos de medo e incerteza. E ao contrário do que se diz, uma cauda a abanar nem sempre indica um cão feliz.

Direita e Esquerda

Alguns estudos mostram que quando o cão está a abanar a cauda para a direita, ele está mais relaxado e quando está a abanar para a esquerda é porque o mesmo está perante algo desconhecido o que os fazem sentir com medo e incerteza.

Esta escolha de direita e esquerda é ainda verificada quando estes respondem a aromas, sons e emoções.

Para que lado abana?

Quando estiver a passear o cão num novo espaço/ambiente, preste atenção à cauda dele; os cães tendem a abanar os rabos para a esquerda quando estão em situações desconhecidas. Esta pode ser uma boa forma para perceber as diferenças.

Os cães sabem

Os humanos podem ter demorado algum tempo para entender este comportamento, mas é provável que os cães saibam disto há muito tempo. A pesquisa mostrou que os cães podem decifrar o movimento de uma cauda noutro cão de imediato.

Num estudo, 43 cães foram submetidos a uma imagem de uma cão a abanar a cauda criada para remover todos os outros estímulos externos. Os cães foram equipados com coletes que registavam os batimentos cardíacos. Quando os cães viam uma imagem de um cão a abanar cauda para a direita, ficaram relaxados. Quando um cão abana a cauda para a esquerda, o coração começa a bater com mais intensidade.

Apesar de poder parecer difícil, este é um bom exercício para perceber o mood do seu cão e desta forma agir de forma correta.

Fotografia: AzIbiss A tail via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.