Cenoura, um ótimo biscoito para o cão

Nídia Teiga Alimentação

Há cães bastante exigentes no que diz respeito aos biscoitos, mas a verdade é que os os donos também o são por vezes. A indústria e o mercado da alimentação canina está hoje, repleta de alimentos artificiais e que não trazem qualquer benefício ao animal. Cabe então aos donos procurarem alternativas tanto noutras marcas como em alimentação do dia-a-dia.

Para os biscoitos temos uma dica para vocês: cenoura. Fácil de preparar, barata e que todas as casas têm normalmente.

Beta-caroteno

O beta-caroteno é um antioxidante que ajuda a proteger as células contra possíveis danos. O betacaroteno também é bem conhecido pelos seus benefícios relacionados à visão, reduzindo o risco das cataratas.

Vitamina A

A vitamina A beneficia a visão, o crescimento e o metabolismo do cão, e pode ajudar a manter o pelo e a pele saudáveis.

Calorias e gordura

As cenouras são uma excelente escolha no que toca a biscoitos baixos em calorias e gordura.

Alimento comum

Este é um alimento que existe em quase todas as casas e se não não tiver biscoitos de compra poderá sempre optar pelas cenouras.

Preço

As cenouras são um alimento não muito caro, de fácil acesso e com certeza mais barato do que os biscoitos de compra.

Ricas em fibra

Embora a fibra não seja considerada um nutriente essencial para o cão, proporciona múltiplos benefícios. Ela pode ajudar com problemas digestivos, como obstipação e diarreia, evitar problemas na glândula anal, ajudar a controlar o diabetes e ajudar no  peso.

Fácil preparação

As células das cenouras estão rodeadas de celulose, uma longa cadeia de moléculas de açúcar ligadas, que os cães não conseguem digerir. Nas cenouras cruas (não cozidas), a celulose impede que os cães obtenham o máximo dos nutrientes das mesmas. Para os cães obterem os maiores benefícios nutricionais das cenouras, estas devem ser cozidas ou em puré. Isso não quer dizer que as cenouras cruas são más para os cães.

Por isso experimente dar uns cubinhos de cenoura ao seu cão quando o estiver a treinar ou para o entreter em casa e diga-nos o resultado!

Fotografia: alexanderferdinand Puppy Love via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.