A ciência por trás do regresso dos cães a casa

Nídia Teiga Cães, Comportamento

Todos já ouvimos histórias incríveis de cães que encontram o caminho para casa depois de meses de desaparecimento.

Ciência

Quando os cães desaparecem, uma sugestão que muitas vezes é feita é deixar de fora uma peça de roupa ou roupa de cama para que eles possam cheirar.

Uma nova pesquisa descobriu que os cães confiam em aromas familiares para encontrar o caminho de volta para casa. Os cães são capazes de aprimorar um cheiro específico (uma pessoa familiar, animal, xixi na árvore marcada) e segui-lo por longas distâncias. Estes confiam em círculos sobrepostos de aromas familiares para encontrar o caminho de volta para casa.

Embora deixar algumas roupas familiares possa ajudar o cão a encontrar o caminho de casa, infelizmente não é uma garantia. O cheiro não dura para sempre.

Dúvidas

Os cientistas ainda não sabem como é que os cães (especialmente os cães treinados para procurar) são capazes de cheirar um perfume e segui-lo sem se distrairem. Ainda há muitas incógnitas no mundo animal, e alguns cientistas acreditam que a evolução deu aos animais inúmeras maneiras de sentir os campos magnéticos, muitos dos quais ainda não descobrimos.

Fotografia: romanboed Emile via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.