Como criar uma relação com o meu cão

Nídia Teiga Cães, Comportamento, Dicas para cães 0 Comments

Fonte: Phototravelography

Trazer um cão para casa é um grande momento e todos os donos querem começar de forma correta, o que muitas vezes passa por criar um vínculo com o cão. No entanto como qualquer outro tipo de relacionamento, para criar uma ligação é preciso tempo e para isso deixamos algumas formas de como o poderá fazer.

Como qualquer relacionamento que crie um vínculo profundo leva tempo, mas há maneiras de fortalecê-lo desde o primeiro dia. Aqui estão 10 maneiras de se relacionar com seu novo cão:

  1. Paciência

Cada cão tem a sua própria personalidade e alguns demoram mais do que outros para se aproximarem das pessoas novas e arredores. Existem cães que desde início que são muito próximos dos donos, outros que passam por momentos stressantes até atingirem a amizade em pleno.

Se o cão parecer tímido ou assustado, vá devagar e dê-lhe tempo para conhecer a sua nova casa e família. Embora seja tentador, não os aborreça nem convide toda a gente para o conhecer no primeiro dia.

  1. Rotina

Os cães adoram ter uma rotina, por isso um horário definido desde o primeiro dia pode ajudar o cão a ajustar-se. As rotinas proporcionam conforto, e ensinarão ao cão o que se espera deles a qualquer momento. Poderá ajudar o cão a adaptar-se à sua casa ao:

  • Alimentar à mesma hora todos os dias;
  • Ir à rua para fazer as necessidades;
  • Passeios diários à mesma hora;
  • Ir para a cama à mesma hora todas as noites.

Isto também inclui exercício, carinhos ou qualquer outro jogo ou atividade diária.

  1. Regras

Quando se trata de criar uma relação com o cão é importante manter-se consistente e claro no que diz respeito às regras. Deve ainda certificar-se que todos os membros da família sabem as regras, concordam e cumprem-nas.

  1. Espaço

Alguns cães podem sentir-se sobrecarregados com os primeiros dias, e uma maneira de ajudar a aliviar parte deste medo e stress é dando-lhes o seu próprio espaço, um sítio onde se sintam confortáveis.

Deverá ainda dar-lhe a sua própria cama, brinquedos, tigelas de comida e um sítio longe da confusão.

  1. Brincar

Uma das maneiras mais divertidas de se relacionar com um o novo cão é através da brincadeira. Alguns cães estão sempre prontos para jogar, outros talvez precisem de ser persuadidos. Se o seu cão não está com disposição para brincar, deixe-o instalar-se por mais um pouco e tente novamente mais tarde.

Para o motivar a brincar poderá usar uma bola, um brinquedo que rasteje ou tente persegui-los.

Participar numa brincadeira ajudará a fortalecer o vínculo que tem com o seu cão, e também pode ajudar a reduzir os comportamentos problemáticos.

  1. Relaxar

Caso permita, convide o cão para o sofá para que lhe possa dar alguns mimos e possam descansar e relaxar juntos.

  1. Alimentação

Para alguns cães as primeiras refeições podem ser complicadas e uma forma de os ajudar será ao dar-lhes a ração na sua mão. Isto não só fará com que o cão coma, como também ajudará a criar laços.

  1. Truques

Não existe uma idade especifica para ensinar truques ao seu cão. Todos os cães podem aprender, e esta é outra forma que poderá ajudar na relação dono/cão. A única coisa que se tem de lembrar é que a capacidade de concentração não é muita e por isso os treinos devem ser curtos.

Todos os cães são diferentes e por isso o que se aplica a um poderá não se aplicar a outro. Deverá ter paciência e trabalhar para que tenha a melhor relação possível.

Fotografia: Phototravelography “Don’t ever call me CUTE again!” via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Junte-se a milhares de pet lovers e receba a nossa newsletter patuda.

Todas as semanas enviamos a nossa newsletter cheia de dicas, notícias e videos divertidos. Não perca nada e subscreva!