Se o seu gato não está em restrições alimentares, e o veterinário disse que o medicamento pode ser administrado com alimentos, a maneira mais fácil de dar um comprimido é escondê-lo na comida. Uma pequena quantidade de manteiga, atum, queijo creme, salsicha, comida enlatada para gato ou alimentos semi-húmidos são alguns dos exemplos que pode utilizar. Se colocar o comprimido em comida de gato, é melhor dar uma pequena quantidade do alimento sem o comprimido pela primeira vez para reduzir o indice de desconfiança do seu gato. É melhor não misturar o medicamento numa refeição completa, uma vez que o gato pode não comer toda a refeição.
Se o seu gato não vai tomar o comprimido na comida, ou não pode ter comida com a medicação, então veja algumas destas dicas:
– Leve o seu gato para o lugar que você vai dar o comprimido e fale numa voz feliz, pois se parecer preocupado ou ansioso o gato irá perceber.
– Pegue no gato com uma toalha para que este não o arranhe nem fuja.
– Segure o comprimido entre o polegar e o dedo indicador.
– Incline a cabeça do animal de estimação para trás sobre os ombros de modo a que este fique a olhar para o teto. Isto fará com que a mandíbula caía um pouco. Caso consiga coloque rapidamente o comprimido o mais para trás possível. Feche a boca do gato e baixe a cabeça para uma posição normal, o que tornará mais fácil de engolir.