Com a chegada de um novo membro à família é natural que os donos queiram ensinar os comandos básicos ao cão logo desde pequenino. Estes ensinamentos devem começar como brincadeiras entre o cão e o dono ajudando desta forma a construir um relacionamento. Cães treinados são cães mais serenos e integrados na sociedade.
Devem ainda ser treinos frequentes mas curtos para evitar que o cão fique entediado. O ideal será treiná-lo antes da hora da refeição para que este associe a refeição como uma recompensa.
O primeiro comando que devemos ensinar ao cão é o “senta” pois será bastante útil quando quisermos que o cão se acalme. Deixamos algumas dicas de como poderão ensinar o cão a sentar.
Sentar
Em primeiro lugar devemos tentar perceber o que desperta mais interesse no cão, se é um biscoito ou alguma bola. Consoante a escolha do cão, esse será a recompensa que utilizaremos.
– Devem segurar a recompensa com uma mão, posicionar-se em frente ao cão;
– Mostre a recompensa ao cão e vá subindo a mão até ficar acima do focinho;
– Naturalmente o cão terá de olhar muito a cima para ver a recompensa e acabará por se sentar para ficar numa posição mais cómoda. Nesse mesmo momento deverá dizer “Senta” e logo de seguida dar-lhe a recompensa;
– Caso o cão não entenda e comece a saltar deve dizer “não”, parar por alguns segundos e recomeçar;
– Ao longo dos dias deverá começar por se distanciar e pedir o comando à distância.
Por vezes estes treinos podem acabar por ser um pouco frustrantes, principalmente para donos com o primeiro cão. Estes treinos exigem muita paciência e dedicação. Caso não esteja a dar conta do recado peça ajuda a um profissional ou inscreva-se numa escola.