Como evitar que os gatos arranhem os sofás, móveis e tapetes

Nídia Teiga Gatos, Saúde, Tips

unhas gato

Como sabemos os gatos são animais que não só gostam como têm necessidade de arranhar algumas coisas para desgastar as unhas. Estes utilizam as unhas para saltar, trepar e na natureza para se defenderem. Mas num ambiente de casa é necessário evitar estas situações para não nos magoarmos e estes não estragarem as coisas.

Se começarmos a notar que os móveis e sofás estão a ser utilizados como arranhadores podemos concluir que o hábito passou a ser um problema. O gato poderá não estar satisfeito com os arranhadores que tem em casa.

unhas gato

Dicas

– Comece por posicionar os arranhadores nos sítios que este costumava ficar para o distrair;

– Incentive o gato a investigar o novo arranhador com algum brinquedo pendurado ou algum cheiro que este goste;

– Apare as unhas do gato regularmente. Estas normalmente podem ser aparadas de 10 em 10 dias mas este número varia consoante o gato;

– Não force o gato a utilizar o arranhador pois poderá assusta-lo e desincentivar ao seu uso;

– Não deite fora o arranhador se este estiver velho porque os gatos gostam de objetos gastos e que estão familiarizados.

 

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.