Como faço para acalmar o meu cão?

Nídia Teiga Uncategorized

Fonte: Günter Hentschel

Ter um cão calmo é o desejo de quase todos os donos. O problema é que muitos não sabem como o fazer e muitas vezes fazem o aposto, piorando a situação.

Existe ainda uma questão influenciadora: os cães têm a mesma energia que os donos, logo se a sua casa for muito agitada, com crianças, com discussões e gritos, é natural que o cão não seja o mais calmo de todos.

Dicas para acalmar o cão

Estas dicas devem ser respeitadas logo desde início, ou seja, desde o primeiro dia do cão em casa. Caso este já seja adulto, o mesmo deve adaptar-se e adaptar o nível de ansiedade e excitação consoante o que o dono disser ou transmitir.

Não dê mimos ao seu cão quando este estiver agitado, nervoso, stressado ou com medo. Se quando chega a casa o seu amigo salta-lhe para cima, não tenha qualquer tipo de reação, apenas ignore para não piorar a situação. Ignorar significa, não olhar, não tocar, não falar, não fazer nada até que o mesmo se acalme.

Todos os comportamentos onde o cão demonstre nervosismo ou stress devem ser ignorados até que o cão se acalme, ou seja até que este se deite ou se sente.

Ter um cão calmo e equilibrado faz inveja a muitos donos. Da mesma forma que uma pessoa ansiosa não é feliz, um cão ansioso também não está feliz. A calma é essencial para a vida de um animal.

Fotografia: Günter Hentschel Labrador Emy via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.