Comportamentos normais de um gato novo em casa

Nídia Teiga Gatos

Está a pensar ter um gato, mas é algo novo na sua vida? Nunca teve um gato na sua casa? Então, existem alguns comportamentos que deve saber que existem antes de o trazer. Estas dicas sobre os comportamentos irão ajudar os donos a entender se o gato precisa de ajuda ou não.

Esconder

Se adotar um gato já adulto, é natural que o mesmo assim que chegue a casa se esconda durante algum tempo, pois como os gatos são animais bastante territoriais, os mesmos irão procurar a área que considerem mais segura. Mas não se assuste pois este é um comportamento normal.

Caixa da areia

A caixa de areia deve estar num lugar afastado de confusões, reservado e calmo para que o gato tenha alguma privacidade. : esta caixa deve ainda estar longe da comida e da água.

Arranhador

Os gatos são animais com instintos de caça e com unhas que caso não sejam aparadas por nós ou por eles, poderão causar alguns estragos. A primeira coisa a fazer é descobrir em que tipo de material é que os gatos gostam de aparar as unhas, ou seja, materiais mais ásperos, duros, em postes, etc. Depois é só comprar e colocar numa zona de fácil acesso.

Cama

Muitos dos gatos gostam de dormir em camas abertas e arejadas, mas caso o gato comece sistematicamente à procura de lugares mais escondidos e escuros, talvez seja melhor comprar uma cama onde o mesmo se possa aninhar e esconder.

Alimentação

É normal que um gato quando chega a casa não tenha muito apetite pois não se sente seguro. Tentar persuadi-lo com biscoitos ou comida mole poderá ser uma boa estratégia.

Fotografia: Nicholas Erwin Luke’s Reflection via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.