Conhece mesmo o seu gato?

Nídia Teiga Gatos

Todos gostamos e achamos que conhecemos os nossos gatos muito bem mas eles são mais complexos do que parecem.

Inteligência gato

O cérebro de um gato e de um humano são bastante semelhantes e tal como nos humanos, também os gatos têm diferentes áreas que estão destinadas a diferentes tarefas. Os gatos são também capazes de armazenar memórias.

Contacto visual

Se no cérebro somos parecidos, no contacto visual somos os opostos. Os humanos gostam de contacto visual, mas os gatos consideram algo ameaçador e intimidante.

Radares na cabeça

É do conhecimento de todos que os gatos têm uma ótima audição, mas poucos sabem que os gatos já vêm equipados. Eles conseguem ouvir muito bem e inclusive ter um ouvido para cada lado.

Os gatos não miam para outros gatos

À medida que vão crescendo os gatos deixam de miar para outros e passam a fazer outros sons para comunicar, como por exemplo uivos, rosnar, etc.

Postura

A postura do corpo diz muito de um gato assim como as atitudes. Lamber, esfregar e abanar a cauda significa que os gatos estão contentes enquanto que quando estão chateados, a cauda incha e as costas ficam arqueadas. Quando o gato está relaxado, ele irá deitar-se e dormir ou não.

Cauda

Tentar decifrar o humor de um gato através da cauda é um pouco difícil pois uma cauda a abanar poderá querer dizer que o gato está contente ou irritado. Peça ajuda a um  profissional para que ele lhe possa indicar e ser mais preciso quando aos movimentos e perca algum tempo a observar o gato.

Fotografia: rustyruth1959 Resting via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.