Conjuntivite canina: o que é, como detetar e como tratar!

Nídia Teiga Uncategorized

conjuntivite canina

Esta doença, que se expressa através da inflamação das conjuntivas (mucosas da pálpebra) tem-se tornado bastante comum nos cães, principalmente nos que vivem em zonas mais urbanas e de bastante movimento. Os cães que gostam de passear com a cabeça de fora do carro e levar com vento direto nos olhos têm também uma maior probabilidade de sofrerem desta inflamação. O pólen e o perfume também podem levar a que o cão desenvolva conjuntivite.

A conjuntivite muitas vezes passa despercebida aos donos e apenas quando recorrem ao veterinário é que se dão conta do que se passa. Mas esta mentalidade deve mudar pois a conjuntivite canina pode levar à cegueira, uma vez que o cão para aliviar a comichão pode coçar-se e passar as unhas e causar algum tipo de úlcera na córnea.

Ao contrário dos humanos, a conjuntivite canina não é contagiosa logo não nos poderá passar nem nós a eles.

Sintomas

Inchaço, vermelhidão, secreções e edemas são apenas alguns dos sintomas que podem significar que o seu cão sofre de conjuntivite. Assim que reconheça algum destes sintomas deve dirigir-se ao veterinário e perceber se se trata desta doença ou de outra mais complicada.

conjuntivite canina

Tratamento

Assim que o veterinário diagnostique que se trata de conjuntivite o seu tratamento deve ser relativamente simples. Este normalmente baseia-se na aplicação de um colírio, limpeza com compressas e soro fisiológico. Se o cão sentir bastante comichão poderá ajudá-lo através da aplicação de compressas mornas. Em casos mais extremos é sugerido o uso de antibióticos. Após este tratamento o cão poderá continuar a sua vida como sempre.

Hoje em dia na medicina veterinária existem bastantes especialidades sendo que uma delas é a oftalmologia e por isso será sempre melhor recorrer a uma médico oftalmologista para tratar o seu patudo.

conjuntivite canina

Já passaram por esta experiência? Como trataram os vossos cães?

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.