Cuidado com as feridas nas almofadas das patas dos cães

Nídia Teiga Cães, Saúde

Os cães não usam sapatos, mas têm um género de umas almofadas nas patas que os ajudam a andar na rua quer em chão quente, frio, molhado ou seco. Mas mesmo que sirvam para ajudar por vezes acabam por ficar com feridas por diversos motivos.

Feridas

  • Descamação – ocorre principalmente devido às almofadas estarem secas e por isso o melhor será hidratar com os cremes que o veterinário indicar;
  • Abrasão – consideradas feridas superficiais que cicatrizam rapidamente;
  • Cortes – este tipo de feridas, as mais comuns, podem sangrar muito e podem mesmo vir a necessitar de intervenção veterinária;

Cuidados

Caso o animal acabe por ter uma ferida deve ter alguns cuidados imediatos como por exemplo estancar a hemorragia com uma gaze na zona do corte. De seguida deve desinfetar a ferida com betadine diluído em água, pois concentrado não é indicado para os animais e evitar que o animal lamba a ferida.

Veterinário

Por se tratarem de zonas sensíveis e muito necessárias ao animal, qualquer ferida, desde que não seja superficial, deve ser vista pelo veterinário. Apenas o médico poderá indicar que tipo de ferida se trata e qual o tratamento correto.

Este tipo de feridas podem ser dolorosas para os cães daí a necessidade do dono observar o cão de forma meticulosa para que estes se sintam mais confortáveis. Caso a ferida esteja infetada com pus o veterinário irá prescrever alguns anti-inflamatórios ou até mesmo antibióticos para um tratamento mais eficaz.

Prevenção

É difícil eliminar por completo todas as possibilidades de feridas nas almofadas mas é possível ter alguns comportamentos para evitar: não passear em sítios com muito lixo, com vidros ou materiais de obras. Quando for passear para a floresta ou zonas muito densas deve ter também algum cuidado.

 

Fotografia: Selbe. Puppy Paw via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.