Cuidados pré e pós cirúrgicos nos nossos animais

Nídia Teiga Cães, Saúde

Os nossos animais não conseguem pronunciar palavras, apenas conseguem exprimir sentimentos, mas precisamos de ser donos atentos para conseguir distinguir quando estão doentes, com dores, com falta de carinho, com fome, sede, etc.

Tal como nos humanos, também os cães por vezes precisam de cirurgias como por exemplo castrações, hérnias, tumores, entre outros. Cabe então aos donos pensar na saúde dos mesmos e protegê-los e prevenir de possíveis problemas, que podem ocorrer antes e depois da cirurgia.

Antes da operação

Sem serem as de urgências, as cirurgias normalmente têm uma data e hora definida e nesse mesmo tempo entre consultas, exames e a própria da cirurgia existem alguns cuidados e procedimentos que devemos ter em conta para que tudo corra bem.

Escovagem

Ter o pelo do animal escovado é essencial para que o veterinário possa analisar o animal da melhor forma e mesmo durante a cirurgia seja melhor para fazer a raspagem.

Jejum

Quase em todas as cirurgias, se não todas, o animal deve estar em jejum durante algumas horas e isto é muito importante pois caso não esteja a cirurgia não será realizada. Se existir comida no estômago e o animal tenha uma reação alérgica à anestesia este pode sufocar com liquido no pulmões.

Não tenha pena do animal e não dê nem um biscoito, acredite que poderá estar a salvar a vida do seu animal. Ele aguenta, não se preocupe.

Pós-operatório

Proteção

Uma das coisas mais fundamentais a fazer depois do animal sofrer uma cirurgia será protegê-lo dele mesmo, ou seja proteger a cicatriz. Os cães sentem comichão e terão tendência a coçar ou lamber os pontos e é fundamental que não o façam para que tudo corra da melhor forma. Pergunte ao veterinário se será melhor colocar uma t-shirt ou se este tem alguma roupa especifica para o animal usar.

Uma das proteções mais comuns que vemos são os colares onde o cão acaba por parecer um candeeiro e fica um bocado desnorteado e a bater nas paredes, mas acredite que fará toda a diferença. Ao início terá pena dele e do tédio com que este parece estar, mas mais tarde vai agradecer.

Descanso

Uma cirurgia é sempre uma cirurgia e depois de realizarmos uma temos de descansar bastante, pois acabamos por ainda estar no efeito da anestesia, algo que demora a sair do nosso organismo. Prepare em sua casa um cantinho especial para o cão, evite barulhos e confusões logo após a procedimento.

Alimentação

É normal que o apetite do cão seja diferente, é normal que o mesmo não tenha tanta fome ou não queira comer. Dependendo do veterinário, alguns acabam por aconselhar rações especificas para depois do procedimento.

 

 

 

Consultas

Depois de uma cirurgia é essencial que agende uma consulta pós-operatória para que o veterinário possa acompanhar o estado do animal e perceber se é necessário ou não aumentar os dias de antibiótico, anti-inflamatório, etc.

 

Custa a todos os donos verem os seus animais assim, mais prostrados, molinhos, cansados, com os colares no pescoço, mas têm de pensar que será apenas por uns dias e que depois tudo ficará bem.

Fotografia: marcoverch Schwarzer Labrador genießt sein neues Casper Hundekörbchen via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.