Dermatite e Sarna as doenças de pele dos nossos cães

Nídia Teiga Cães, Doenças e Parasitas, Saúde

Doenças de Pele

As doenças de pele nos cães aparecem muitas vezes devido a maus tratos ou desleixo dos donos. O tratamento destas doenças exige um grande esforço do dono e um grande compromisso e se forem tratadas de inicio facilmente são travadas.

Existem vários tipos de doenças e na Love hoje vamos falar sobre duas: dermatite e  sarna.

Doenças de pele

Dermatite Atópica

Existem vários tipos de dermatite causadas por diversos fatores como por exemplo, alergias a alimentos, picadas de insectos, entre outros. O tipo de dermatite que mais afeta os cães é a dermatite atópica que se caracteriza por ser uma reação alérgica a causas ambientais, como o pólen, produtos de limpeza, coleiras, plásticos, etc. Esta doença aparece principalmente nos cães mais jovens, com 2 anos de idade e é bastante incómoda pois sentem bastante comichão. As áreas mais afetadas são o focinho, os pés, as coxas, a base do dorso, os olhos e o queixo, ou seja os locais que têm mais contacto com o chão e plantas.

Esta doença não tem cura, ou seja o cão irá sempre sofrer uma reação quando estiver em contacto com estes agentes a cima mencionados. No entanto e apesar de não ter cura pode ser tratada de forma a que o animal tenha uma vida com qualidade.

Dentro da dermatite atópica existem dois tipos: a seca e a húmida. A húmida é a mais perigosa e manifesta-se através de uma infeção com pus onde a carne fica exposta. A dermatite seca provoca queda de pelo e vermelhidão na região.

Os tratamentos são vários e são dados de acordo com a gravidade do caso. Podem ir desde banhos frequentes a anti-histamínicos. A sua causa não é fácil de descobrir.

Doenças de pele

Sarna

Os dois tipos mais comuns de sarna são: a sarcóptica e a demodécica. Esta doença manifesta-se sobre a forma de borbulhas, regiões vermelhas ou perda localizada de pelo. O seu tratamento engloba banhos regulares e aplicação de produtos específicos. Para um tratamento mais eficaz por vezes é sugerido que o pelo seja tosquiado.

Sarna Sarcóptica

Este tipo de sarna é perigosa uma vez que pode ser transmitida para o homem e por isso deve ser tratada o quanto antes. É uma doença com cura mas causa um prurido intenso.

Sarna Demodécica

Este tipo de sarna é transmitida de mães para filhos na altura do aleitamento, ou entre cães. Começa por se manifestar na zona do focinho espalhando-se  para o resto do corpo. Causada pelo Demodex animal microscópico que se aloja junto aos folículos, este tipo de sarna não tem cura, mas pode ser controlada. Caso não seja tratada poderá levar à morte, devido a infeções secundárias. Ao contrário da sarna sarcóptica, regra geral não causa prurido.

O vosso patudo já passou por alguma destas situações? Contem-nos tudo!

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.