Desde os dentes de leite aos dentes definitivos

Nídia Teiga Cães, Saúde

É necessário muito tempo e esforço para educar e tomar conta de um cão bebé. Estes precisam de carinho, educação para quando estão a aprender a fazer as necessidades na rua, paciência, uma boa alimentação, entre outras coisas.

Existe ainda uma pergunta que se mantêm sempre que acontece: como lidar com os dentes de leite e definitivos.

Eles perdem esses dentes?

Assim como as pessoas, os cães bebés também perdem os dentes de leite, no entanto estes perdem por volta dos três a nove meses de idade. Estes são substituídos por dentes definitivos que permanecem na boca do cão o resto da vida isto assumindo que são tomados os devidos cuidados. Também como as crianças, os cães bebés têm tendência a mastigar e roer mais nesta fase de troca o que se pode tornar problemático para muitos donos uma vez que podem existir mais desastres.

Brinquedos

Disponibilizar brinquedos apropriados é crucial para manter a sua casa intacta e permitir que o seu cão alivie a irritação oral. Brinquedos robustos de borracha e outros mastigadores são uma ótima escolha para os cães com problemas de dentição ou que estão nesta fase de troca.

Os cães pequeninos podem ter algumas dores quando os dentes definitivos começam a rasgar a gengiva e por isso uma boa alternativa será colocar os brinquedos no congelador uns minutos antes de dar ao cão.

Proteções

Existem cães que são mais aventureiros e por isso podem procurar pela casa objetos para roer. Caso não queira que isso aconteça poderá colocar algumas proteções para que o cão não passe. Desta forma impedirá que o cão roa algum objeto de mais valor.

Alimentação correta

Outro aspeto importante na troca dos dentes de leite pelos dentes definitivos passa por uma alimentação adequada. Para isso poderá passar pela nossa loja e perceber qual a melhor alimentação para o seu cão consoante a fase a que está a passar.

Fotografia: PKMousie Jameson 9974 via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.