Neste dia 1 de Maio comemora-se, em Portugal e noutros países do mundo, o dia do trabalhador. Mas não são só os seres humanos que precisam de um dia de descanso. Os animais, principalmente os cães, têm demonstrado ser uns verdadeiros profissionais em diversas áreas. Desde cães guia, bombeiros, terapeutas a policias os nossos amigos têm ganho mais importância e o seu reconhecimento é cada vez maior.
Cães de salvamento e de busca
A sua missão é salvar vidas. Estes cães são treinados para procurar, escavar e localizar as vítimas subterradas devido por exemplo a uma catástrofe e que estejam entre escombros ou até na neve. Estima-se que um cão treinado poderá fazer em 20 minutos o trabalho que os seres humanos fariam em 10 horas.
Cães policias
É bastante comum encontrar cães a efetuarem trabalhos policiais. Normalmente estes são utilizados para detetar explosivos ou drogas por exemplo nos aeroportos. Estes cães adaptam-se a qualquer ambiente, estão sempre em ótimas condições físicas e têm um grande instinto de caça. Em perseguições são utilizados para imobilizar o criminoso. Trabalham entre 2 a 8 anos durante as suas vidas.
Cães guia
Este trabalho e esta dedicação veio alterar por completo a vida de um invisual. Estes cães transmitem segurança e autonomia. Para efetuar este trabalho os cães devem ser sociáveis, obedientes e não devem ultrapassar a altura média para que o dono possa manuseá-lo com facilidade. As raças mais comuns para desempenharem este papel são: Labrador, Golden Retriever e o Pastor Alemão. O treino deve iniciar-se desde que estes são bebés.
Cães de caça
São cães geralmente de pelo curto, com uma boa condição física e de tamanho médio. Dado que necessitam de correr e de praticar exercício, a vida urbana não é a melhor escolha. O seu instinto de caça acompanha-os desde o seu nascimento assim como a sua doçura.
Cães pastores
Este trabalho dos nossos amigos existe há vários séculos e existe para que os cães possam controlar o movimento de todo o tipo de gado. São cães ativos, inteligentes e de diferentes tipos de pelo. No início da sua atividade os cães tinham de ser grandes e fortes para protegerem os animais dos ataques dos lobos e ursos. Mas mais tarde começou-se a utilizar cães de portes menores mas com uma maior agilidade. Hoje em dia são utilizados para exercer esta função várias raças de cães: o Pastor Alemão, Pastor Inglês, Pastor Belga, Galês Corgi, Schnauzer Gigante e Collie.
Cães condutores de trenós
O seu papel e as suas funções modificam-se conforme a necessidade e o local onde estão inseridos. Os cães condutores de trenós são utilizados para exploração, entrega de correio ou apenas por diversão. Apesar de já existirem veículos para a neve, estes amigos são ainda bastante úteis quando se tratar de um terreno com neve irregular. São cães com ótimo instinto, confiáveis e trabalham em condições atmosféricas fortes. A raça mais associada a este trabalho é o Husky Siberiano.
Cães de guarda
São cães com características e treinados para vigiar e proteger quer seja uma casa, uma empresa ou até mesmo objetos. O Dobermann, Boxer, Pastor Alemão e Rottweiler são as raças mais comuns e mais utilizadas para atividades de segurança e defesa.
Por isto e por estarem sempre junto de nós quando precisamos, não acham que também eles mereciam uma homenagem e um descanso?