Diabetes em gatos? Como posso saber?

Nídia Teiga Gatos, Saúde

Fonte: Carbon Arc

Os diabetes em gatos não são muito comuns, mas existem e os sintomas e causas são semelhantes aos dos humanos.

A diabetes em gatos afeta a produção de insulina no pâncreas e a falta da mesma faz com que a glicose não seja transformada em energia e se acumule na corrente sanguínea o que por sua vez irá causar uma hiperglicemia.

Diabetes aparecem normalmente em gatos mais idosos ou com peso a mais, mas nos últimos tempos esta doença tem aparecido em gatos mais jovens e saudáveis.

Se não for tratada, esta doença pode provocar outros problemas como a má mobilidade e a perda de massa muscular.

Diagnóstico e tratamento

Os gatos normalmente têm diabetes tipo 2, onde a insulina é insuficiente e na maior parte dos casos os veterinários prescrevem insulina, mas será sempre uma decisão do veterinário em conjunto com o dono.

Descobrir que o gato está doente, não será fácil uma vez que os gatos não o mostram. Para evitar deverá ter sempre atenção à dieta do animal e dar-lhe uma dieta variada e rica em nutrientes.

Quanto aos sintomas os principais são: a necessidade de beber mais água, mais necessidade de urinar e fome constante sem ganhar peso.

É indispensável que vá ao médico pelo menos 2 vezes pro ano e que faça os exames necessários.

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.