Diabetes em gatos? Como posso saber?

Nídia Teiga Gatos, Saúde 0 Comments

Fonte: Carbon Arc

Os diabetes em gatos não são muito comuns, mas existem e os sintomas e causas são semelhantes aos dos humanos.

A diabetes em gatos afeta a produção de insulina no pâncreas e a falta da mesma faz com que a glicose não seja transformada em energia e se acumule na corrente sanguínea o que por sua vez irá causar uma hiperglicemia.

Diabetes aparecem normalmente em gatos mais idosos ou com peso a mais, mas nos últimos tempos esta doença tem aparecido em gatos mais jovens e saudáveis.

Se não for tratada, esta doença pode provocar outros problemas como a má mobilidade e a perda de massa muscular.

Diagnóstico e tratamento

Os gatos normalmente têm diabetes tipo 2, onde a insulina é insuficiente e na maior parte dos casos os veterinários prescrevem insulina, mas será sempre uma decisão do veterinário em conjunto com o dono.

Descobrir que o gato está doente, não será fácil uma vez que os gatos não o mostram. Para evitar deverá ter sempre atenção à dieta do animal e dar-lhe uma dieta variada e rica em nutrientes.

Quanto aos sintomas os principais são: a necessidade de beber mais água, mais necessidade de urinar e fome constante sem ganhar peso.

É indispensável que vá ao médico pelo menos 2 vezes pro ano e que faça os exames necessários.footer._s5vm9d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira. Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Junte-se a milhares de pet lovers e receba a nossa newsletter patuda.

Todas as semanas enviamos a nossa newsletter cheia de dicas, notícias e videos divertidos. Não perca nada e subscreva!