Dicas para passear o seu cão sénior

Nídia Teiga Cães, Dicas para cães

Rotina de exercícios

Antes de alterar a rotina de exercícios deverá agendar uma consulta com o veterinário e coloque todas as dúvidas que tenha.

Partilha de momentos

É recomendável que todos os dias se faça uma caminhada com o nosso cão e os cães mais idosos não são exceção. Se se tratar de um cão fora de forma ou com algum problema de mobilidade, deve lembrar-se de ter calma e escolher bem o percurso, ou seja zonas planas com terrenos simples e com poucas ou nenhumas subidas.

Aquecimento

É importante que antes de começar o exercício o cão aqueça e por isso antes de começar a caminhada maior experimente dar algumas voltas ao pé de sua casa para ver se o cão aquece e está pronto para a caminhada.

Exercícios leves

80% dos cães acabam por ficar com artrite aos 8 anos e por isso é necessário perceber quais os exercícios que podemos ou não fazer com o nosso cão. Mas não se assustem caso o vosso cão tenha artrite, pois não quer dizer que este vá ficar totalmente inválido. Falem com o veterinário e em conjunto percebam os melhores exercícios.

Exercícios Mentais

Não é só o físico que deve ser exercitado. Jogos simples que trabalhem o olfato, como por exemplo encontrar os biscoitos ou um jogo rápido de escondidas vão manter o cérebro do cão desenvolvido, ao mesmo tempo em que os incentivam a serem ativos em ambientes fechados.

Consistente

20 minutos a pé por dia é melhor do que 2 horas a pé no fim de semana. Cães que não fazem exercícios regulares têm maior probabilidade de se magoarem do que os cães que fazem exercício todos os dias. Por outro lado ser consistente não quer dizer fazer o mesmo todos os dias (embora, se for agradável, não há nada de errado com isso), é mais para acompanhar a intensidade e quantidade de exercícios que o cão recebe todos os dias.

Massagem

Depois de um passeio ou uma caminhada não se esqueça de fazer uma massagem ao seu cão sénior. Isto vai ajudar a relaxar os músculos e a dor que este possa ter devido ao esforço.

Estas são apenas algumas dicas. Têm mais alguma que nos queiram dizer?

Fotografia: scott1346 our sleeping grandpup via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.