Dicas para passear o cão

Nídia Teiga Cães, Comportamento, Informação

Todos os cães devem ser passeados, pelo menos duas vezes por dia. Não só pelas necessidades mas também porque é essencial para o bem estar deles.

No entanto todos sabemos que nem sempre é fácil passear um cão. Ou porque este puxa, ou porque faz xixi em todo o lado ou porque existem muitas distracções durante o passeio. Para vos ajudar deixamos algumas dicas.

Peitoral frontal

Para quem tem um cão que puxa, os peitorais, ditos normais acabam por piorar este comportamento pois ao puxarmos para trás e de seguida deixarmos ir estamos a dar o sinal ao cão que ele pode puxar.

O melhor a fazer será ter um peitoral frontal, mas nunca esquecer que o peitoral não faz o trabalho todo ou resolve a situação. É preciso empenho e dedicação para treinar o cão.

Cheirar para estimular

Deixem o cão cheirar, pois ao fazê-lo o cão está a estimular a mente. Se tiver confiança no seu cão e estiver num lugar seguro pode ainda tirar a coleira ao cão e deixá-lo explorar sozinho.

Não se concentrem apenas no aspeto físico da caminhada, a estimulação mental é muito importante.

Apanhar o cocó dos cães

Passear o seu cão, ou passear sem o cão e ser surpreendido com um cocó no meio do passeio é muito desagradável. Cabe aos donos apanharem as necessidades dos seus cães e garantirem que as ruas ficam limpas.

Para além do incomodo causado, os cocós dos cães podem ainda conter algumas substâncias perigosas para o ambiente, como por exemplo doenças.

Se na sua rua não existirem sacos para cão poderá sempre enviar um email à camâra a pedir que disponibilizem.

Identificação

Os cães devem sempre utilizar uma identificação com o nome e número do dono porque caso exista algum acidente ou o cão fuja, os donos possam ser avisados.

Para além desta identificação não se esqueçam que o cão deve ter o chip de identificação e deve estar registado na sua junta de freguesia.

Questionar os outros donos

Quando estiverem a passear o cão e encontrarem outros donos a passear os cães, antes destes se aproximarem, perguntem ao dono como é que cão irá reagir. Este comportamento fará com que algumas lutas sejam evitadas.

Passeios à noite

Se estiverem a passear o cão à noite e numa zona com pouca luz, pensem seriamente em arranjar um colete ou coleira refletora.

 

Fotografia: Chilanga Cement 2017_289 via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.