Dicas de segurança para o seu cão nadar

Nídia Teiga Cães, Dicas para cães, Informação

Nadar é uma ótima opção para meter o cão a fazer exercício, principalmente nesta altura de mais calor. Mas tal como tudo, existem algumas coisas e cuidados que devemos ter em atenção.

Nem todos os cães nadam

Não podemos assumir que todos os cães sabem nadar e isto vai depender muito da forma do corpo do cão. Por exemplo um Bulldog tem as pernas curtas e por isso acaba por ser mais difícil nadar; um Chihuaha por ser tão pequeno acaba por ter medo da ondulação e das correntes; por fim os Pugs, por serem braquicefálicos cansam-se mais rapidamente.

Atenção a estes fatores quando quiser ensinar o cão a nadar, por vezes não é mesmo possível.

Ensinar a nadar

Tal como já dissemos, por vezes não é possível ensinar o cão a nadar devido a fatores externos, mas caso queiramos ensinar existem algumas coisas que devemos ter em atenção.

Alguns cães ficam nervosos quando estão perto da água por isso devemos ir com calma e não pressionar. Deve fazer com que o cão o siga até à água para que este perceba que é seguro. Quando o cão estiver confortável na água então pode ensinar a nadar.

Deve usar sempre o colete salva vidas para não correr qualquer risco.

Água do mar, rio, lagos e piscina

Estas águas como sabemos não são potáveis e por isso devemos ter muita atenção e evitar que o cães bebam a água. O estômago dos cães é muito sensível e por isso estas águas são muito perigosas.

Fotografia: DaPuglet Young At Heart! via photopin (license)

Apaixonada por animais e o seu melhor amigo é o Dallas, um Boxer muito querido e louco para a brincadeira.

Blogger e Community Manager da Love Pet Food. Licenciada em Economia na Nova School of Business and Economics e mestre em Marketing pelo ISCTE Business School.

Join thousands of pet lovers and get our weekly pawsome newsletter

Every week we send out our newsletter so you don't miss out on our tips, news and all things funny about our four legged friends.