Com este tempo quente, é altura de reduzir os treinos dentro do ginásio e trocá-los por treinos ao ar livre. E se estes treinos forem acompanhados pelo seu cão? Para além de precisarem, os cães são também uma ótimo motivação.
Tipos de treino
Andar, correr e montanhismo
Se é uma pessoa que gosta de andar, correr ou de fazer montanhismo mas não gosta de andar com a trela na mão, a solução será utilizar uma própria para a cintura. Este tipo de trela não só lhe dá mais controlo sobre os movimentos do cão como o deixa completamente livre nas mãos.
Este tipo de trelas é ainda bastante útil para donos que tenha de empurrar um carrinho ou que tenham um outro cão.
No entanto apenas deve utilizar estas trelas caso o seu cão seja educado e não fuja de si. Isto pois se o cão o puxa poderá magoar-se com alguma gravidade. Para casos destes, o melhor será utilizar um tipo de trela com o nome de “Halti”, uma trela que é bastante semelhante à que se utiliza nos cavalos.
Nadar e praia
Nadar é um ótimo exercício, tal como indicámos aqui. No entanto reforçamos que deve ter em atenção à profundidade da piscina e evitar locais com muita gente. Cães que não estejam tão à vontade com a água poderão utilizar um colete de salva vidas. Nestes dias é essencial que leve a sua própria garrafa de água para evitar que estes bebam água salgada ou águas sujas.
Precauções
Agora que já têm alguns exemplos de exercícios que podem fazer com o vosso cão, deixamos uma lista de cuidados a ter:
– Cães braquicefálicos não são os cães ideais para fazer exercício com calor devido à sua dificuldade em respirar.
– Cães com pelo comprido podem não ser os melhores amigos para exercícios com calor pois a poderão sofrer de choques de calor. ´
– Certifiquem-se que o pavimento para onde vão passear não está demasiado quente para o cão.
– Caso vá fazer montanhismo ou andar para um local com muita vegetação, quando chegar a casa verifique se o cão não tem nenhuma pulga ou carraça.